Por Paulo Cesar Dutra

A empresa Canadense que comprou a empresa de ônibus Viação Grande Vitória no final de 2016, desfez o negócio. Segundo as informações, a compradora justificou que a margem de lucro ficou abaixo do esperado e por isso não tinha interesse em manter o negócio. Ainda segundo as informações, a empresa capixaba voltou para os antigos donos.

Devido a desistência da compra, o processo de contratação de pessoal teria sido paralisado e gerado incerteza nos trabalhadores. O ticket alimentação teria atrasado seis dias.  O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Edson Bastos, não confirmou mas informou que houve um atraso nos tickets aos trabalhadores em maio, na Grande Vitória.

“É uma crise financeira onde o sistema perdeu muitos passageiros, a frota de veículos diminuiu e pessoas foram demitidas. Foram mais de 2 mil demissões de trabalhadores de transportes de cargas e coletivo só em Vitória em mais ou menos oito meses”.

A Viação Grande Vitória trabalha com cerca de 250 veículos nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Atende 20 linhas no serviço Municipal de Vitória com uma frota de 141 veículos. No intermunicipal, são 110 veículos, que operam em sete linhas na Região Metropolitana da Grande Vitória interligados em sete terminais.

Segurança Pública prende cidadão e liberta bandido
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) viaja com segurança, sai de carro a prova de balas, nunca sofreu um assalto ou ameaça de sequestro relâmpago, onde vai anda com segurança. E vai a lançamento de livro com segurança, para mostrar que está tudo bem na Segurança dele. Porém a Segurança Pública do Estado está um caos. O cidadão é refém de assaltos a mão armada, furtos, roubos de carros, residências e comércios, latrocínios e sequestros relâmpagos(este último estava riscado dos crimes, mas volta no terceiro mandato de PH).

Os bandidos não respeitam nada, principalmente por saberem, que a “greve branca” da PMES continua. Nos bairros de maior poder aquisitivo, estão sendo tomadas medidas de segurança pelos próprios moradores. Isto é vigilância armada, para parar todas as pessoas com atitude suspeita. E como estamos acompanhando o dia a dia no Espírito Santo, sem Segurança Pública, o cidadão está se armando para fazer justiça com as próprias mãos. Para um Estado tão pequeno, isto é uma vergonha.

Festa do Troféu Imprensa
Em face do feriado do dia 15 em junho e feriado prolongado, atendendo uma solicitação do SEBRAE-ES, o evento “Troféu Imprensa do Sul do Espírito Santo”, organizado pelo jornalista Aécio Flávio Rezende, foi transferido para o dia 22 de junho. Entrega do 6º Troféu Imprensa Capixaba 2017, será no mesmo horário das 19 horas e mesmo local no Cerimonial “MarAgha” em Piúma. O objetivo é valorizar os empreendedores sulinos.

Caos na Saúde
Mais vergonha do Governo do Estado pela má gestão na área da Saúde. É isto que assistimos no dia a dia. A idosa Eva Eliziario dos Santos, 65 anos, está internada no Hospital Geral de Linhares- HGL desde o dia 19 de maio, a espera de uma cirurgia, após sofrer uma queda e fraturar o fêmur esquerdo. Quem não tem como ir para São Paulo ou para o exterior fazer tratamento, morre nos corredores dos hospitais do Estado do Espírito Santo.

Quer estudar na UFES?
Foram abertas hoje, (29), as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que poderão ser feitas no portal até dia o dia 01 de junho, quinta-feira. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (29), e seguem até o dia 01 de junho. Para se inscrever, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2016. O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

Rose quer pressa na obra de porto
A senadora Rose de Freitas (PMDB) levou o presidente da CODESA a um encontro, em Brasília, com o Secretário Nacional de Portos Luíz Otávio Campos. Quer acelerar a retirada das pedras e da areia que ainda faltam, para aumentar a profundidade do porto de Vitória. Ouviu que só falta retirar 3 mil metros cúbicos, do total de 1,8 milhão, mas não foi informada de quando isso vai terminar. O aumento do calado (que é a profundidade do porto) é fundamental para recebermos navios maiores.

Farda da PM
Os cabos e soldados da Polícia Militar do Espírito Santo-PMES querem evitar que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES mude a lei do auxilio fardamento. Eles procuraram a Comissão de Segurança ALES  e pediram a retirada do projeto de lei da pauta. Como ele foi enviado pelo Palácio Anchieta, ninguém acredita que vai ser retirado mesmo. Os PM´s dizem que a mudança vai prejudicá-los. Atualmente o auxílio que recebem é usado para comprar a farda de uso diário. Eles temem que a mudança os obrigue a comprar qualquer parte do uniforme, inclusive o de gala que é bem caro. O auxilio é de R$ 1.200,00.

Bandeira verde na luz
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país. Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.

Sinapse da Inovação
Para diversificar a matriz econômica de um Estado é importante ter iniciativas que estimulem novos negócios e fomentem a cultura do empreendedorismo.  Neste sentido, uma das estratégias do Governo do Espírito Santo é a promoção do programa “Sinapse da Inovação”, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação Certi. O lançamento do edital de abertura das inscrições será amanhã, terça-feira (30), Salão São Thiago, no Palácio Anchieta, pelo secretário da Secti, Vandinho Leite, e pelo diretor da Fapes, José Antônio Bof Buffon.O evento também vai contar com palestra sobre inovação, apresentada pelo presidente da Wine, Rogério Salume.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *