Dólar Em baixa
5,118
30 de abril de 2024
terça-feira, 30 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,118

Perdeu o emprego e quer ser um empreendedor? Confira as dicas

carteiradetrabalho1_jpg-1Abrir o próprio negócio tem sido uma alternativa para muitos trabalhadores que perderam seus empregos. Sem desanimar e com muita força de vontade, eles seguem em frente se redescobrindo em novas tarefas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), Paulo Menegueli, lembra que no Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), no Pró-Cidadão, os empreendedores podem encontrar ajuda para facilitar a abertura do negócio.

“Com atendimento ágil e personalizado, o Centro oferece orientação aos empreendedores para as capacitações oferecidas pela própria prefeitura e informações sobre as linhas de créditos disponíveis por meio do programa Nosso Crédito”, informou.

Menegueli explicou que ao se tornar um microempreendedor individual o empreendedor adquire CNPJ, o que torna mais fácil abrir conta bancária, pedir empréstimos e emitir notas fiscais. “Ao pagar a contribuição todos os meses, o empreendedor também tem direito a receber auxílio-doença, licença-maternidade, pensão por morte e aposentadoria pelo INSS”, ressaltou.

Confira as dicas:

Goste do que você faz

Estude sobre a atividade que quer desenvolver

Faça pesquisa de mercado – “Às vezes, a ideia é maravilhosa para você, mas não para o seu público-alvo”

Escolha um bom ponto de venda – “Nem sempre o local que você não vai pagar aluguel, ou pagará mais barato, seja porque já é seu o imóvel ou de um amigo, será a melhor opção”

Monte um plano de negócio

Faça pesquisa de onde é melhor comprar seus produtos e equipamentos – “Cuidado para não se empolgar nas compras e ficar sem capital de giro”

Tenha sempre boas práticas de produção

Faça ações de marketing, marketing com amigos e nas redes sociais

Se informe sobre alvarás e licenças para colocar seu produto no mercado (municipal, estadual e nacional)

“Associe-se a uma entidade de classe, por meio dela você consegue casos de sucessos, indicadores do setor, relacionamento com demais empreendedores da área”

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas