Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Dores na coluna podem aumentar durante o inverno

dor na colunaA dor lombar é a segunda maior causa de visita de pacientes aos médicos, só perdendo para a dor de cabeça. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge mais de 80% da população mundial e os que sofrem com o problema apresentam cansaço, desânimo e até mesmo depressão. Isso sem falar nos prejuízos financeiros de empresas privadas e órgãos públicos por conta dos períodos de afastamentos.

No inverno, é comum que as dores se intensifiquem. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e médico cooperado da Unimed Vitória, Bernardo Barcellos Terra, explica que com as mudanças climáticas é comum algumas pessoas queixarem-se de dores osteomusculares, principalmente nas articulações.

“A mudança no clima para o frio indica uma redução na pressão barométrica. Isso significa que a pressão contra o seu corpo cai também, suas articulações e áreas lesionadas podem começar a inchar ou doer. Este inchaço causas aumento da inflamação e exigimos que os hormônios aumentem sua atividade para lidar com essa situação. Um outro fato que ocorre é que a dor no frio seja causada por tensão e contração muscular ao redor dos nervos e articulações, devido a vasoconstricção que a baixa temperatura causa”, explica o médico.

De acordo com o médico, as razões para os problemas na região lombar podem estar ligadas a vários fatores. Na grande maioria das vezes, a causa é em decorrência de problemas posturais e contraturas musculares. Nestes casos, uma reabilitação adequada e a correção de vícios posturais melhora bastante.  E há os casos mais raros, em que as dores lombares podem ser causadas por hérnias, infecções e até mesmo tumores.

Automedicação
O principal motivo que leva indivíduos a praticarem a automedicação é a obtenção do alívio imediato dos incômodos que os afligem. Assim, diante de sinais e sintomas clássicos, as pessoas preferem “encurtar o caminho”, buscando a farmácia mais próxima para realizar a automedicação. “O uso indiscriminado de medicações sem orientação especializada traz graves consequências à saúde da população”, alerta o ortopedista.

O médico afirma que principal problema da automedicação é que ele pode “mascarar” os sinais e sintomas da doença, afetando o diagnóstico. “Além disso, em casos raros, quando o uso de remédio sem orientação médica pode piorar o quadro apresentado pela paciente, tornando a doença mais grave”, conclui.

Dicas para evitar dores na coluna

  1. Pratique atividades físicas:mudar o estilo de vida e incluir exercícios ajudam a prevenir dores.
  2. Alongue-se:é fundamental evitar ficar muito tempo sentado. Se você trabalha nessa posição, de tempo em tempo levante e faça um alongamento. No trabalho, mantenha as costas retas e apoiadas na cadeira.
  3. Cuidado ao carregar objetos pesados:muitas vezes isso pode fazer você flexionar a coluna, prejudicando-a. Ao invés de curvar, ajoelhe-se. É recomendável evitar pegar objetos pesados acima da cabeça com os braços esticados.
  4. Evite o sobrepeso:estar alguns quilos a mais, e com gordura concentrada na região abdominal pode aumentar a pressão sobre a região lombar.
  5. Cuidado ao escolher o colchão:o ideal é escolher um de acordo com o seu peso, para você dormir e acordar bem. Se você sentir dor ao acordar, pode ser preciso trocar.
  6. Não apóie o celular no ombro ao falar: curvar a cabeça e apoiar o celular pode dar mau jeito e causar um torcicolo.
  7. Evite permanecer muito tempo em pé: ficar na mesma posição muito tempo pode causar um enrijecimento na coluna vertebral, causando tensão muscular e dores.
  8. Não faça caminhada com sandálias rasteirinhas ou sapatilhas: sapatos retos não fornecem suporte à coluna. Dê preferência aos calçados com até 2 cm.
  9. Cuidado na hora de viajar:procure dividir o peso em duas bagagens, para não causar complicações na coluna.
  10. Cuidado ao deitar: Procure deitar de barriga para cima, e apoiar os pés. Quando for deitar de lado, coloque um travesseiro entre as pernas, e outro na cabeça, deixando a coluna alinhada. Evite dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração.
  11. Não levante abruptamente da cama:primeiro, vire de lado, coloque as pernas para fora da cama e depois levante o tronco com os membros superiores.
  12. Redobre os cuidados na gravidez:para não ter problemas na coluna, tenha cuidado durante a gravidez e até três meses após o parto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas