Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Programa CNH Digital tem baixa adesão entre os motoristas capixabas

cnh-digitalPara muitos motoristas brasileiros, esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa não é mais um problema, mas no Espírito Santo essa é uma realidade apenas para 3,9 mil condutores. O programa ativo desde janeiro deste ano para os capixabas, ainda não alcançou a adesão esperada, realidade comum também no território nacional.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), desde maio de 2017, até o primeiro semestre deste ano, 411.066 CNHs foram emitidas no Espírito Santo, destes, um total de 3.900 condutores registrados no Estado já baixaram a CNH digital até o início de julho. Atualmente há um número total de 1.457.563 condutores habilitados no Estado.

Entre as 27 unidades federativas do País, São Paulo é a que mais emitiu CNHs digitais, com um total de 49.955 unidades. No Estado, a emissão começou em março. Mas, proporcionalmente, São Paulo fica em 21º no quadro nacional, pois a cobertura é de apenas 0,22% do total de motoristas. Os primeiros colocados são os estados de Goiás e Rio Grande do Sul, nos quais, respectivamente, 1,13% e 1,03% das CNHs têm versão digital.

No âmbito nacional, a aceitação do programa também é baixa, apenas 0,36% dos motoristas tem a CNH Digital. Um dos fatores apontados como justificativa para a baixa adesão é o custo desse documento, que costuma ser de R$ 100. Mas no estado esse não é um empecilho, visto que O acesso ao serviço não tem custos e, para solicitá-lo, o condutor precisa apenas ter na sua CNH impressa o QR Code, que consta nas habilitações emitidas pelo órgão a partir de 1º de maio de 2017.

Nas plataformas digitais é frequente também relatos sobre a falta de informação a respeito da necessidade de ter um certificado digital ou de comparecer ao Detran. Há, também, relatos de dificuldades para instalar e manipular o aplicativo.

A versão Digital do documento é reconhecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pode ser aceita como documento oficial também no momento do embarque de voos domésticos. A carteira já é aceita pelas maiores companhias do País, como Latam, Gol, Avianca, Passaredo e Azul.

No Espírito Santo, para obter a CNH Digital, o condutor que já possui a CNH com o QR Code deve primeiramente realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran(www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br). Caso as informações estejam incompletas ou desatualizadas no cadastro da habilitação, o condutor deverá enviar um e-mail para [email protected] informando o número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, um endereço de e-mail (os mesmos utilizados no cadastro no portal do Denatran) e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados e enviará um e-mail para que o condutor possa concluir seu cadastro e baixar a versão digital do seu documento no celular.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas