Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Após um mês do desabamento, Ponte da Madalena segue destruída

WhatsApp Image 2018-01-03 at 14.13.30

A Ponte da Madalena, que fica na Barra do Jucu, em Vila Velha, caiu há exatamente um mês. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, e Pesca (Seag), a estrutura não suportou ao volume das fortes chuvas que atingiram o ES. Mas exatamente 30 dias após o acontecido, a armação de concreto construída sobre o rio que abastece boa parte da Grande Vitória segue destruída.

Equipes da Prefeitura de Vila Velha e da Seag estiveram no local. Na ocasião, o secretário Otaciano Neto disse que estava assumindo o compromisso de recuperar a ponte. Mas até o momento, nada foi feito.

Segundo o comerciante Jocimar Nunes, a ponte foi construída sobre uma estrutura que já estava envelhecida. Disse também que ela tem uma importância histórica para a Barra do Jucu. Já serviu até de passagem para o município de Guarapari, quando não tinha estrada.

“A ponte tem história e uso. Já passei de ônibus por ali quando criança. Foi uma ponte que sempre teve utilidade. O Rio Jucu no passado foi usado como estrada. As pessoas se deslocavam por ali. Tanto ele, que está totalmente poluído, quanto a ponte, que caiu e está nessa situação, fazem falta. Estamos à espera que os governantes venham dar continuidade a passagem”.

Além de ter uma importância histórica, a Ponte da Madalena dava acesso a Reserva Ecológica de Jacaranema, área de proteção ambiental comWhatsApp Image 2018-01-03 at 14.13.21 restinga de Mata Atlântica. Também era utilizada por ciclistas para ter acesso ao outro lado do município. O microempresário Romilson Alcântara disse que agora eles precisam se arriscar na Rodovia do Sol.

“A Ponte da Madalena é utilizada por turistas que querem fotografar, porque é histórica, e muitos moradores da região 5 se utilizam dela para fazer a travessia para Vila Velha. Passam na faixa três a quatro mil pessoas por dia para trabalhar. Hoje eles correm risco se ser atropelados ao passar pela Rodovia do Sol, porque disputam com o trânsito. Acho um descaso. Precisa ser resolvido o mais rápido possível. Precisam tomar consciência da falta que faz a ponte”.

O mestre de obra José Carlo dos Santos falou sobre a estrutura da ponte, que não tinha reforço. “A estrutura deveria ter sido aprofundada com algo mais reforçado. Eu disse que não suportaria e falei ao secretário que ela cairia. A água levou a ponte”.

Disse também que com a queda da ponte, fauna, flora e os pescadores estão prejudicados. “Os peixes não desovam porque se perdem no caminho. Tainha, Robalo , Carapeba e vários peixes hoje não sobem mais o rio devido a estrutura. Está feio. Nos pescadores estamos com dificuldade. Com a chuva que caiu, o rio está fluindo e estamos conseguindo ir e vir. Mas daqui um mês não vamos conseguir mais. Alguém precisa nos ajudar”.

História

A Ponte da Madalena foi construída em 1896. O nome é uma homenagem às Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila. A estrutura foi restaurada em 2015 e se tornou o portão de entrada da Reserva Ecológica de Jacaranema.

Governo e Prefeitura

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag) informou que o cronograma de obras para recuperação da Ponte da Madalena será divulgado em breve.

A Prefeitura de Vila Velha foi procurada, mas não enviou resposta até o fechamento da matéria.


Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas