Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Curso de idiomas do Governo Estadual segue sem aulas

Aulas do Curso Estadual de Idiomas está suspenso desde o semestre passado (Foto: Divulgação/Sedu
Aulas do Curso Estadual de Idiomas estão suspensas desde o semestre passado (Foto: Divulgação/Sedu

O Curso Estadual de Idiomas (CEI) oferecido pelo governo a estudantes do Ensino Médio segue sem aulas desde julho, por conta do término do contrato com a empresa que prestava o serviço, conforme noticiado pelo ESHOJE. A previsão era de que um novo processo de licitação estivesse finalizado em setembro, mas isso não aconteceu e até o momento, mais de cinco mil alunos ainda tem dúvidas sobre a retomada ou não das aulas.

A estudante Anna Beatriz Metzher, 17, é aluna do CEI no município de Cariacica desde março de 2016. Ela e cerca de outros 25 alunos turma foram informados de que o contrato de três anos com a equipe de professores e coordenadores foi finalizado e seria retomado em setembro. Mas até esta quinta-feira, dia 19 de outubro, isso não aconteceu.

“Disseram para entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação (SEDU) em agosto. Caso não conseguíssemos, era pra procurar o CEI pelo Facebook. Uma conhecida minha tentou saber na SEDU, mas eles não deram nenhuma resposta a ela. Fico um pouco prejudicada porque se não tivesse acabado o contrato concluiria o ano que vem. Eu queria muito que voltasse porque é bom aprendemos bastante coisa. Os professores ajudam bastante”.

A estudante Vanessa Alexandre, 18, diz que a resposta da Sedu antes das aulas acabarem é que de elas retornariam na metade do mês de setembro. Mas quando chegou no prazo, a secretaria apresentou uma nova data sem explicar o motivo: na última semana de setembro ou primeira semana do mês de outubro.

“Nós esperamos mais uma vez e quando chegou no prazo isso não aconteceu de novo. Retornamos lá e novamente não tivemos resposta, prazo, nada. A resposta agora é que não tem prazo de volta. A atendente diz que não sabe explicar, porque a responsável sempre está ocupada. Não sabemos mais o que fazer porque ainda temos metade do nível pra concluir em mais um ano e as aulas não retornam. Não sabemos o que esperar da Sedu”.

Segundo ela, todo o centro quer respostas e as aulas de volta, mas não podem contar com os professores e antigos funcionários porque eles não podem se envolver ou ajudar. Antes de as aulas acabarem eles foram orientados a não se comunicar ou passar informações sobre o chamado período de “recesso”.

“No momento estamos de mãos atadas. Não sabemos quem procurar e muito menos que atitude tomar nesse caso. Não temos condições de tomar nenhuma medida, porque somos apenas alunos”.

A também aluno do CEI, Ana Júlia Mota, 18, disse que não é a primeira vez que isso ocorre. Em 2015, eles também ficaram sem aulas durante um tempo. “Já estamos no final de outubro e até agora eles não nos procuraram para passar informação nenhuma, se as aulas vão retornar. E nós é quem temos procurado, mandando mensagens para a página do Facebook da Sedu. Eu olho o site quase que semanalmente em busca em de informação”.

Secretaria Estadual de Educação (Sedu)

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) foi procurada para esclarecer o atraso no retorno das aulas do curso, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas