Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Trabalhadores da limpeza pública anunciam greve por tempo indeterminado

lixo_vitoria_Thais rossi2 Os trabalhadores terceirizados em limpeza pública, que atuam em Vitória,  decidiram cruzar os braços por tempo indeterminado na madrugada desta quinta-feira (20). O Sindicato que representa os trabalhadores (Sindilimpe–ES) emitiu comunicado informando que a categoria não aceitou o reajuste de 3,19%, nos salários e tíquete alimentação.

Ainda de acordo com o sindicato, eles reivindicam reajuste salarial de 20% e tíquete alimentação de R$ 600. A negociação é feita desde janeiro, sem sucesso, e a categoria já estaria em estado de greve desde fevereiro.

Afirmaram também que de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação acumulada de 2016 foi de 6,57%. Sendo assim,  a proposta patronal não cobre a metade desse índice.

Na manhã desta quinta (20), os trabalhadores realizaram um ato em favor da greve. Os caminhões responsáveis pela limpeza não saíram da garagem.

O efeito desse ato já pode visto pelas ruas de Vitória. O lixo nas esquinas, calçadas e avenidas não foi recolhido. Em alguns locais, o lixo ficou bastante espalhado, como aconteceu na Rua Paschoal Delmaestro, em Jardim Camburi.

No bairro República, na esquina da Av. Presidente Costa e Silva com a Rua Zely de Paula, a sujeira ficou pelo chão. Um comerciante que trabalha há 11 anos no local, que pediu para não ser identificado, contou que o caminhão de lixo, que roda entre 13h e 14h, não passou.

Próximo ali, na Rua Presidente Epitácio Pessoa, também foi possível ver algumas sacolas não recolhidas. “Aqui costuma passar entre 11h e 12h. Eu ainda não procurei saber, só me dei conta porque vim varrer a rua”, disse a dona de casa Terezinha Fraga.

Em Goiabeiras, o comerciante Heloísio Forgoni comentou que estranhou o lixo, recolhido entre 10h e 12h na Rua Professora Laurentina Silva Carneiro, ainda estivesse lá à tarde. “Inclusive outros moradores já comentaram que o caminhão, que passa entre 10h e 12h, não recolheu o lixo de hoje”.

A dona de casa Ana Paula de Jesus Sperandio também estranhou o lixo espalhado às 15h40 de uma véspera de feriado. “Isso é muito ruim porque chama urubu, além de causar mau cheiro”.

A Prefeitura de Vitória informou, por nota, que a Central de Serviços vai trabalhar em regime emergencial para manter a cidade limpa enquanto durar a greve dos garis. A população de Vitória pode ajudar na manutenção da cidade acionando o Fala Vitória 156 (com informações para que a Central)  possa ir nos locais onde tem lixo acumulado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas