Dólar Em baixa
5,118
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,118

Descartado o 1º caso suspeito de coronavírus no Espírito Santo

Descartado o 1º caso suspeito de coronavírus no Espírito SantoA Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) descartou que o homem, de 54 annos, vindo da Itália, internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, tenha coronavírus (Covid-19). Ele está com Influenza A.

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil

De acordo com a Sesa, o resultado dos exames feitos pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) saíram no início da tarde desta quarta-feira (26).

O primeiro caso suspeito da doença foi registrado no Espírito Santo na tarde de terça (25). O homem é aposentado, morador da Grande Vitória e chegou, recentemente, de uma viagem à Itália.

Ele deu entrada, inicialmente, no UPA de Serra Sedem presentando febre e outros sintomas respiratórios. Em seguida, foi encaminhado ao Hospital, referência em doenças respiratórios, onde passou a ser monitorado e teve material coletado para exames. O caso suspeito foi informado no mesmo dia ao Ministério da Saúde.

O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin, explicou que se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, o caso se encerraria aqui mesmo.

“Se não houvesse a detecção de nenhuma outra virose, esse material seria enviado para o laboratório de referência que, para o Espírito Santo seria a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e para um período aproximado de sete dias para a positividade ou não para o Coronavírus”, explicou.

O Lacen-ES fica responsável pelas análises das amostras enviadas pelas unidades de saúde. No local, as amostras são analisadas para triagem de outras viroses e, caso os resultados descartem casos de influenza ou outras viroses, o material é enviado para o laboratório de referência nacional (Fiocruz) para confirmação ou descarte do caso.

“Agora, com esse descarte, vamos continuar no esforço para que esse vírus não circule entre nós. Na medida em que ele passe a circular, as unidades básicas e hospitais passam a olhar de forma diferente para o paciente que apresentar sintomas. A partir de agora já temos um olhar diferenciado para pessoas que circularam pela Europa, pois até agora a gente olhava apenas para quem vinha de países asiáticos. Então a gente já amplia o leque de países para definição de casos suspeitos”, disse o secretaria estadual de saúde.

Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também, na definição casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China.

O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China.

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas