Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Crescimento da obesidade preocupa especialistas

obesidadeConsiderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade tem apresentado um crescimento preocupante em todo o mundo, inclusive entre os brasileiros. A data de 11 de outubro foi escolhida como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Estima-se que até 2025 existam no mundo mais de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso; e mais de 700 milhões de obesos. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, mais da metade da população está com excesso de peso. Diante de dados que mostram um movimento crescente da obesidade, especialistas alertam sobre a importância de se prevenir o problema.

A nutricionista Jenniffer Vorpagel lembra que não tem como combater a obesidade sem priorizar uma alimentação de qualidade e na quantidade certa para cada tipo de pessoa. “Diante da grande quantidade de informações, receitas e até soluções a curto prazo que chegam aos consumidores, muitos têm dificuldade em adotar uma educação alimentar. Por isso, é importante procurar ajuda de um profissional capacitado e não adotar uma  dieta por conta própria”, afirmou a especialista.

Pessoas obesas apresentam maior risco de desenvolver pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades cotidianas. “Há uma grande preocupação com as crianças obesas, que poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver todos os problemas que a obesidade acarreta”, alertou a nutricionista.

CORAÇÃO
A cardiologista Viviane Coutinho destacou que o excesso de peso leva a maior incidência de doenças cardiovasculares. E o inverso também é verdadeiro: o controle do peso em pacientes susceptíveis pode reduzir o risco de problemas do coração. “Quando um paciente apresenta índice de massa corpórea 30% acima do ideal, já se pode observar aumento da pressão arterial, dos níveis de glicose e de colesterol. Em boa parte dos casos, obesos também são sedentários e apresentam apneia obstrutiva do sono, o que aumenta ainda mais o risco de desenvolver doença cardiovascular”, explicou a médica.

Portanto, o controle do peso deve ter o objetivo de proteger o coração, antes de qualquer motivação estética, alertou a cardiologista. “Devemos encarar a obesidade como um importante fator de risco modificável para as doenças cardiovasculares, estimulando dieta saudável e atividade física regular para todos os pacientes”, concluiu a especialista.

 Como prevenir a obesidade

– Manter uma dieta saudável: A prevenção e o combate à obesidade dependem, dentre outros fatores, de uma alimentação correta, que deve começar na infância. Adote uma alimentação rica em frutas, verduras e pobre em açúcar e gorduras. Evite adotar dietas por conta própria e, se já estiver obeso, procure um profissional capacitado para ajudar.

– Fazer atividades físicas regularmente: Exercitar o corpo é fundamental para prevenir a obesidade e outras doenças. Ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, o funcionamento do intestino, hormonal, dentre outros benefícios.

– Controlar o estresse: Estresse e ansiedade desencadeiam diversos problemas e, em muitos casos, levam ao descontrole alimentar, pois a pessoa tende a comer excessivamente, mesmo sem ter fome. Priorize os momentos de lazer e relaxamento ao lado de pessoas que você gosta.

 – Dormir adequadamente: A privação do sono pode influenciar na atividade metabólica, dentre elas, no aumento dos níveis de colesterol e na diminuição da capacidade do corpo de produzir glicose, alterando o controle do apetite e diminuição do gasto energético.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas