Dólar Em baixa
5,113
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,113

Começa corrida aos consultórios para fazer cirurgia plástica no inverno

cirurgia-plástica-reparadora-e-estéticaNo próximo dia 21 de junho começa o inverno e, com ele, a temporada ideal para quem gosta de cuidar do corpo ou quer fazer alguma correção e pretende investir nas cirurgias plásticas. Num levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de cirurgias plásticas e corretivas aumenta em média 50% nesta época do ano.

De acordo com especialistas, esta época tornou-se a queridinha por proporcionar uma recuperação mais rápida, levando em conta diversos fatores. Além disso, o repouso é facilitado pelas baixas temperaturas e o clima mais agradável. Segundo o cirurgião plástico Adriano Trindade, ao observar as vantagens muitos pacientes preferem este período para operar. “O inchaço no pós-operatório pode ser menor com o clima frio e, quando isso acontece, torna a recuperação relativamente mais rápida com menos incômodo e mais conforto”, relata.

Além de tudo isso, os meses de junho e julho também coincidem com o período de férias para muita gente. “Mesmo sendo curto, é possível realizar algumas intervenções cirúrgicas como a blefaroplastia – que melhora a aparência das pálpebras superiores, das inferiores ou de ambas – ou a otoplastia, que corrige um defeito na estrutura das orelhas. Estes tipos de procedimentos são até mais comuns em alguns jovens”, destaca.

Para quem pretende fazer alguma dessas cirurgias, a dica é marcar a operação antecipadamente e adiantar todos os exames médicos. E apesar das diversas vantagens, nada impede que os procedimentos sejam realizados em outras estações. O importante, na verdade, é passar por um acompanhamento médico e seguir à risca todas as orientações dos profissionais da saúde.

Segundo o cirurgião plástico Ariosto Santos, o pico dos procedimentos costuma acontecer no mês de julho. “Muitos adolescentes, inclusive, aproveitam a pausa nas aulas para se submeter a cirurgias plásticas. O número de procedimentos em pessoas menores de 18 anos aumenta a cada ano e, durante as férias escolares, o percentual salta de 13% para 30%”, ressalta o médico.

Entre as meninas, a cirurgia plástica mais comum é a mamoplastia de redução e, entre os meninos, a rinoplastia e a orelha de abano. “Os procedimentos, muitas vezes, vão além da estética, trazendo vantagens à saúde do adolescente. Há casos em que o excesso de mama prejudica a coluna. Outro ponto a ser avaliado é a questão da autoestima e os benefícios psicológicos”, explica Ariosto Santos.

Por ser um assunto polêmico e com tantos prós e contras, o conselho do médico é de que a decisão seja muito bem pensada entre pais e filhos. “Adolescentes são muito imediatistas e a insatisfação com o corpo é comum nessa idade. Os pais precisam acompanhar de perto os desejos de mudança e avaliar com o médico a melhor escolha”, conclui.

Veja os principais motivos para fazer a cirurgia plástica no inverno:

Menor exposição ao sol – O inverno pode ser uma boa oportunidade para o paciente ter uma melhor recuperação, sem manchas na pele.

Menos inchaço – Aquele desconforto do pós-operatório pode ser reduzido no inverno, já que as altas temperaturas favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos e a retenção de líquido levando ao inchaço.

Menos incômodo no uso da cinta – Alguns tipos de cirurgias, exigem o uso da cinta. A vantagem desta época do ano é que ela incomoda menos e pode ser melhor disfarçada por baixo das roupas que são usadas no inverno.

Foco no verão 2019 – Com a cirurgia neste período, os pacientes têm tempo de se recuperar e aproveitar da melhor forma a estação mais quente do ano.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas