Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Sem choro nem vela

         Dia desses li que uma senhora norte-americana, de 44 anos de idade, telefonou para o serviço de emergência da polícia de Ohio a fim de se queixar de uma refeição que encomendara a um restaurante. “Não está conforme o meu gosto”, disse ela. Poucos minutos depois, foi presa por abusar de um serviço público. Seu julgamento foi marcado para a semana seguinte.

         Nos idos de 2014, dois turistas alemães decidiram invadir uma estação ferroviária e pichar um vagão de trem, em Cingapura. Devidamente identificados pelas autoridades através de filmagens, foram localizados já fora do país, na Malaysia. Presos e recambiados, em três meses já estavam julgados e condenados ao cumprimento de uma pena de nove meses de prisão.

          Algum tempo depois, na Austrália, um passageiro embriagado começou a ofender, aos gritos, os comissários de bordo. Em seguida ao pouso da aeronave, foi imediatamente preso. Poucos dias depois, já estava condenado ao pagamento de uma multa de cerca de US$ 9 mil, e bem assim a ressarcir a empresa aérea em uns US$ 50 mil.

         No Japão, em 2008, alguém tornou público que seis estudantes de uma escola de Gifu, em viagem a Florença, na Itália, gravaram seus nomes na parede da igreja de Santa Maria del Fiore. Imediatamente em seguida os alunos foram suspensos do colégio, e o professor responsável pela excursão perdeu o emprego. O governo japonês até indagou às autoridades italianas se elas aceitariam que os culpados lá retornassem para limpar a sujeira que haviam feito – o que os italianos, polidamente, recusaram.

         No Reino Unido, moradores de Londres denunciaram à polícia que o cachorro de um vizinho estava embriagado, dando vexame em via pública. Em questão de minutos o canino, da raça labrador, estava sendo tratado em um hospital veterinário, e seu dono explicando-se em uma delegacia. Poucos dias depois, um juiz proibiu-o de possuir qualquer animal durante um período de três anos, e bem assim destinou aquele que foi vítima do “porre” a outro lar.

         Ainda naquele país, um morador da cidade de Redditch decidiu “navegar” pela Internet valendo-se da rede sem fio de um vizinho – que percebeu o ato e chamou a polícia. Acusado de “obter serviços de comunicação eletrônica desonestamente”, o invasor acabou preso, e preso respondeu a processo.

         Por falar em Internet, do outro lado do Oceano Atlântico, no Canadá, um servidor público do Departamento de Justiça utilizou a da repartição para visualizar imagens com conteúdo pornográfico. Em seguida a uma investigação sumária, o dito cujo simplesmente perdeu o emprego.

         Por falar em serviço público, o governo chinês, apenas em 2012, puniu nada menos que 20.000 funcionários por terem mantido um comportamento excessivamente burocrático, não eliminando em suas repartições formalidades e exigências inúteis.

          Na Espanha, em 2014, um motorista teve a curiosa idéia de filmar a si próprio conduzindo um veículo em alta velocidade a partir do banco do passageiro. O “ponto alto” do vídeo foi alcançado quando ele ultrapassou um caminhão gritando palavras ofensivas para seu condutor, horrorizado pelo fato de o lugar do motorista estar vazio. Esta filmagem foi colocada na Internet, e vista pelas autoridades – que logo o prenderam, para vê-lo em seguida condenado a dois anos de prisão.

         Diante destes exemplos, alguns poderiam dizer ser desnecessário tamanho rigor. Vá lá que seja! Agora dirija-se à sua janela, e contemple o cotidiano do nosso país. Será que não temos ido ao outro extremo? Fico a pensar se já não passou da hora de buscarmos, com serenidade, um ponto de equilíbrio – a criação de uma cultura que, respeitando nosso espírito liberal e alegre, nos proporcione mais civilidade, justiça e paz social.

Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo desde 1994. Programador de computadores, autor de diversos “softwares” dedicados à área jurídica, cedidos gratuitamente a diversos Tribunais do Brasil. Articulista de diversos jornais com artigos publicados também em outros países, como Suíça, Rússia e Angola.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas