Dólar Em baixa
5,117
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,117

Cesan vai divulgar os mais de 51 mil imóveis continuam lançando esgoto no meio ambiente

Carol Boueri

Foto: reprodução/FB
Foto: Reprodução/FB

Com o objetivo de reduzir os quase 52 mil imóveis que não estão interligados à rede de esgoto disponível no Estado, o Governo do Espírito Santo vai passar a divulgar no site da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A Secretaria estadual de Controle e Transparência (Secont), juntamente com a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) e a Cesan anunciaram, nesta terça-feira (26), como funcionará a divulgação das residências e empreendimentos que ainda não estão conectados ao sistema.

De acordo com o presidente da Cesan, Pablo Andreão, desde o anúncio da medida, em julho, mais de três mil donos de imóveis pediram a interligação à companhia. “Em um mês, o número de residências e estabelecimentos não conectados ao sistema caiu de 55 mil para 51,8 mil”, comentou.

coletiva cesanA lista, que estará disponível no site da Cesan em até cinco dias após sua publicação no Diário Oficial, como prevê a Resolução da agência reguladora, será atualizada a cada 15 dias e terá, além de endereço e CEP, o posicionamento geográfico do imóvel.

“Os nomes dos proprietários dos imóveis privados serão preservados. No entanto, as entidades públicas que figurarem na lista de inadimplentes em relação ao sistema de esgoto serão divulgados”, salientou o diretor-geral da Arsp, Antônio Júlio Castiglioni Neto. O diretor disse ainda que basta solicitar a realização do serviço junto à Cesan para a retirada do imóvel da relação.

Para o secretário da Secont, Eugênio Ricas, a divulgação da lista faz com que as pessoas se sintam “motivadas a contribuir para a melhoria do meio ambiente no Espírito Santo”.

Crescimento da rede
Segundo dados da Arsp, em agosto deste ano o número de pedidos para interligação do esgoto de imóveis ao sistema da Cesan aumentou em mais de quatro vezes a média mensal: de 2.122 ligações entre janeiro e julho para 10. 139 em agosto.

A explicação, contou o diretor-geral da agência, é o aumento do atendimento da rede nos municípios. “Regiões como a do Caparaó estão tendo acesso ao sistema neste semestre; o objetivo é oferecer o serviço a cada vez mais capixabas, evitando assim que o esgoto seja dispensado em mananciais e no mar”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas