Dólar Em baixa
5,115
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,115

Casagrande anuncia mais quatro nomes que farão parte do seu secretariado

secretarios de casagrandeO governador eleito, Renato Casagrande, anunciou, na tarde desta quarta-feira (21), o nome de três novos secretários estaduais e do diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES). Com o anúncio, voltam ao Governo do Espírito Santo os engenheiros Luiz Cesar Maretto e Fábio Damasceno. Mais nomes serão anunciados na manhã desta quinta (22).

A Secretaria Estadual de Direitos Humanos terá a frente Nara Borgo, de 39 anos, atual secretária municipal na mesma pasta, em Vitória. Mestre em direito, ela também já foi vice-presidente da OAB-ES. Nara aponta a pasta como um desafio, mas enxerga a necessidade de capacitação dos servidores sobre o que de fato são os Direitos Humanos. A futura secretária acredita em uma parceria com as Secretarias Estaduais de Segurança e Justiça.

“Vamos viabilizar para que violações mais sérias de Direitos Humanos não aconteçam. As pessoas perdem direito a liberdade mas elas não perdem os direitos que são oriundos dessa liberdade, então nós vamos fazer um trabalho nesse sentido”, relata Nara sobre possíveis desrespeitos aos direitos humanos em penitenciárias do estado.

Para a Secretaria de Transporte e Obras Públicas, foi anunciado o nome de Fábio Damasceno, de 43 anos, que atuou na mesma pasta na primeira gestão de Renato Casagrande. Desde 2016, ele ocupa o cargo de secretario de mobilidade, no Distrito Federal. Para o Espírito Santo, o indicado destaca a importância de finalizar obras como a da Avenida Leitão da Silva que há muitos anos é prometida como forma de viabilizar o trânsito na Grande Vitória.  Sobre as possíveis alterações na 3ª ponte, Damasceno afirma que ainda devem ser analisadas as condições financeiras do Estado para a realização de tais mudanças, mas a rede de contenção contra suicídios é uma das prioridades.

“A integração dos sistemas de transporte, hoje, é o que tem de mais moderno no mundo. Acontecendo a integração da bicicleta com o sistema de transporte público, a integração de estacionamentos, a integração dos ônibus alimentadores com os ônibus troncais, como nos temos no Transcol, a integração do aquaviário com todo o sistema do transporte público. Você consegue trazer mais usuários para o transporte público, consegue dimensionar melhor ele e tirar o automóvel da rua”.

Na Secretaria de Justiça, foi anunciado o nome do delegado de Polícia Federal, Luiz Carlos Cruz. Ele foi responsável por planejar as ações de segurança de grandes eventos no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo 2014. Luiz Carlos enxerga a superlotação do sistema prisional como um dos desafios para a gestão que começa em 2019. “Todas as secretarias do estado vão ter ações ligadas com a questão da segurança, desde a educação, saúde, tudo tem que ser feito de uma maneira que vá refletir  na segurança pública”.

A gestão do DER-ES ficará a cargo de Luiz Cesar Maretto, de 58 anos, que foi diretor do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (IOPES) na primeira gestão de Casagrande.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas