Dólar Em baixa
5,124
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,124

Campanha de nacional de vacinação quer evitar retorno de doenças erradicadas no ES

vacina____o_maira_eduarda_camburi-66853 (1)Kamila Zamborlini é mãe de 3 filhos com idades entre 1, 4 e 6 anos de idade e está aguardando a chegada de mais uma criança. Ela tenta manter a caderneta de vacinação atualizada, mas como tem muitas crianças acaba demorando um pouco para vaciná-los. “Sempre que tem campanha levo as crianças, porque geralmente é por um motivo importante, como um surto de gripe. Essas campanhas são muito importantes para manter a saúde de todos”, disse a mãe.

Para pais como Kamila, neste sábado (16) estarão abertos cerca de 542 postos de saúde dos municípios do Estado para o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. O atendimento vai acontecer das 8 às 16 horas. Em todo Brasil são cerca de 36 mil postos de saúde.

A campanha nacional de atualização de vacinação começou no último dia 11 e segue até o dia 22 de novembro deste ano. Serão aplicadas, ao todo, 21 tipos de vacina que tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes de zero a menor de 15 amos e evitar o retorno de doenças que já estão erradicadas.

“Além de proteger crianças e adolescentes, evita que doenças já erradicadas voltem a circular no Estado. O retorno dessas doenças coloca em risco todas as pessoas, sejam elas crianças, jovens e idosos. Expõe ainda mais em risco aquelas pessoas que não podem tomar a vacina para prevenir”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.

Sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, Danielle disse: “É importante pensar no coletivo. Essa recusa afeta quem está do seu lado”. “Se a criança e/ou adolescente não tiver o cartão de vacinas, a recomendação é que compareça aos postos de vacinação com Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento”, disse a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Estarão disponíveis as vacinas de BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A e contra a hepatite B. Especificamente para o grupo dos adolescentes, estão disponíveis as vacinas para Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B, contra HPV e Reforço Meningo C (para adolescentes com idades entre 12 e 13 anos).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas