aedes_0Para combater o Aedes aegypti, a Prefeitura da Serra irá realizar um mutirão nesta quinta-feira (7), a partir das 8h, no bairro Cascata, na região de Serra-Sede. De janeiro até o momento foram registrados 749 casos de dengue no município.

“A Secretaria de Saúde vem fazendo sua parte, pois precisamos combater a proliferação do mosquito. Contamos também com a participação da população, que é fundamental”, disse o secretário de Saúde, Benício Farley Santos.

O Aedes aegypti é transmissor ainda da chikungunya, zika e febre amarela. Por isso, durante todo o dia, os agentes de Combate a Endemias da Sesa estarão realizando visitas domiciliares, ações de educação ambiental e bloqueios de transmissão com bombas costais.

Também estão programadas visitas a pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos) e tratamento de valas. Já os carros de Fumacê e de UBV circularão à noite no bairro. A equipe da Sese irá recolher bens inservíveis evitando focos do Aedes aegypti.

Ações

Somente neste segundo semestre do ano, este é o segundo mutirão contra a dengue realizado pela Serra. Antecedendo o período de chuvas, em outubro, a equipe de Combate a Endemias da Sesa intensificou suas ações em vários bairros da cidade.

Além das atividades rotineiras, este ano foram realizadas a Semana de Combate à Dengue, o levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e a inspeção em cemitérios.

Foram instaladas, ainda, mais de 1.100 armadilhas para captura do Aedes aegypti, sendo a Serra o município com o maior número de equipamentos no Estado. Elas estão ativas e já foram realizadas mais de 18 mil inspeções semanais.

Disque-dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, até mesmo sem se identificar, pode ligar para o telefone 3228-5394.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *