Na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, começa o inverno. Coincidentemente, nesta data também é celebrado o Dia Nacional de Controle d a Asma. E é justamente neste período do ano que os sintomas da doença se agravam por conta da baixa temperatura e maior permanência em ambientes fechados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 150 milhões de asmáticos em todo o mundo. No Brasil, a asma atinge cerca de 22 milhões de brasileiros e, em 2016, foi responsável por 38% das internações hospitalares por doenças respiratórias crônicas.

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias e causa episódios recorrentes de chiadeira, falta de ar, opressão torácica e tosse. Não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento é composto por medicamentos anti-inflamatórios, além de repouso e alimentação correta, pois a rotina colabora com o controle da doença.

A doença pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum entre crianças e idosos. Algumas dicas para evitar a crise de asma: cuidar da higiene dos ambientes, para evitar ácaros e pó; evitar contato com substâncias químicas, como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza; evitar contato com objetos de pelúcia e outros que facilitem o acúmulo de poeira, bem como cães e gatos; deixar a casa aberta durante o dia para que entre sol; não fumar e não ficar próximo a pessoas que estão fumando e, principalmente, consultar um médico sempre que perceber alguma alteração no quadro clínico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *