Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,148

Vendas no comércio capixaba crescem em julho, mas ficam abaixo da média nacional

As vendas no comércio do Espírito Santo em julho cresceram 0,7% em relação à junho. Mesmo diante disso, a variação ficou abaixo da média nacional, que em julho cresceu 5,2% frente ao mês anterior. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Desde maio, após dois meses no negativo, o índice de vendas no comércio capixaba vem crescendo. No entanto, mesmo diante de uma melhora no cenário, a variação em três meses caiu de 20,2% em maio, para 0,7% em julho. 

Esse, de acordo com o IBGE, é o terceiro crescimento consecutivo que mostra sinal de recuperação do setor após medidas de distanciamento social, impostas para evitar aglomerações e o contágio da novo coronavírus (Covid-19), que fizeram o setor ser um dos mais afetados frente a crise. 

Entre as principais influências para o crescimento, estão: hipermercados e supermercados, com a variação acumulada do ano em 11,7%, e materiais de construção, que desde janeiro crescem com oscilações, após permanecerem durante os últimos cinco meses de 2019 em queda. Atualmente, a variação acumulada do ano está em 36,8%, maior desde agosto do ano passado.  

Outra atividade que também cresceu em meio a pandemia foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. De acordo com a pesquisa, a variação acumulada do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, até o mês de julho, está em 3,6%. 

Resultados negativos

  • Vendas no comércio capixaba crescem em julho, mas ficam abaixo da média nacional
  • Vendas no comércio capixaba crescem em julho, mas ficam abaixo da média nacional

Por outro lado, os seguimentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-25,8%); combustíveis e lubrificantes (-19,2%); e tecidos, vestuário e calçados (-15%), apresentaram os piores resultados com queda igual ou superior à 15%.

No final da tarde desta quinta, o governador do estado, Renato Casagrande (PSB), por meio de uma rede social, ligou o desempenho do comércio em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, ao “trabalho responsável e equilibrado da gestão de risco da pandemia no Espírito Santo” (veja abaixo).

***

Reportagem atualizada no dia 10 de setembro, às 17h37, para inclusão da manifestação, por meio de uma rede social, do governador do estado, Renato Casagrande.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas