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Valorização de funcionários salva oficina da crise durante a pandemia

A expressão “gentileza gera gentileza”, quando colocada em prática, promove frutos. Foi o que aconteceu na empresa de Ricardo Barbosa. As oficinas mecânicas foram um dos serviços considerados essenciais durante a pandemia da Covid-19, mas a diminuição do fluxo de clientes fez com que muitas fechassem as portas.

A Oficina Beira Mar fez diferente. A valorização dos funcionários qualificou o atendimento aos clientes. Foi com esse pensamento que o empresário conseguiu ir na contramão e aumentar o número de clientes durante a crise. “Muitas empresas desmontaram suas equipes, nós conseguimos manter o quadro de funcionários, e com a ajuda do Governo, pagar o salário integral de todos”.

Valorização de funcionários salva oficina da crise durante a pandemia
Foto: Divulgação

“Desde março, o governador nos liberou continuar abertos para atender ambulâncias, motos e carros de serviços de aplicativo. Nos primeiros 12 dias demos férias coletivas para a segurança da nossa equipe. Depois disso, voltamos mantendo flexibilização do quadro de funcionários com os cuidados recomendados pela OMS”, contou Ricardo.

Apesar dos cuidados, o movimento parou. Foi assim que o empresário pensou em alternativas para “encantar” a clientela. “Não ficamos esperando, começamos a ligar oferecendo um serviço com direito a tapete vermelho. Ao ir até a oficina, o cliente ganhava uma lavagem do carro como cortesia, ou arrumávamos um arranhão, uma limpeza e etc. Procurando sempre surpreender o cliente”.

Realização de sonhos

Para o empresário, o segredo da qualidade do serviço está na valorização da equipe. “É preciso ter um novo olhar. A maior parte de nossa equipe tem muito tempo de casa, e são nosso bem maior. Para cada funcionário é feita uma pesquisa e entre as perguntas queremos saber o seu sonho, e ajudamos a conquistá-lo”.

“A relação com a equipe foi pensada e construída em 47 anos de empresa, faz parte do nosso DNA. Já ajudamos funcionários a formar seus filhos, realizar viagens e conseguir a carteira de motorista. Entre tantos outros sonhos que ajudamos a conquistar”, conta.

Para Ricardo, a humanização da equipe otimiza o atendimento. “Com um local de trabalho que o valoriza, ele faz muito mais e veste a camisa da empresa. Desde antes da pandemia, todo mês fazemos um churrasco com a equipe para comemorar as metas. Além disso levo os funcionários que mais se destacaram para a Feira do Automóvel (SP), com tudo pago”. Esse cuidado, para Ricardo, faz com que a equipe retorne mais motivada, refletindo no atendimento aos clientes.

Projeto Marche

A qualificação do atendimento da Oficina Beira Mar se estende também para os corretores. “Durante dois meses, trabalhamos na campanha do Projeto Marche. Após uma pesquisa, distribuímos boxes com livros de acordo com a preferência literária do corretor. Juntamente com um kit com máscara e álcool gel”.

“Estamos conseguindo passar por essa pandemia sem nenhum caso de infecção da Covid-19 entre nossos funcionários. Com cuidado, estamos conseguindo passar por esse momento tão difícil”, destaca o empresário.

Dicas no Youtube

Para aumentar nosso alcance de clientes, o diretor da Oficina Beira Mar, Ricardo Barbosa, decidiu abrir um canal no Youtube para postar vídeos com dicas sobre cuidados com os carros. “O brasileiro é apaixonado por carros. Por isso resolvi abrir esse canal com mais pessoas para levar dicas importantes para a manutenção dos automóveis”.

Valorização de funcionários salva oficina da crise durante a pandemia
Foto: Reprodução / Youtube

O empresário acredita que, com o fim da pandemia, as viagens de carro vão aumentar. “O canal é um momento muito gostoso que encontrei para alcançar pessoas novas. Lá dou dicas de revisão, uso da nova gasolina, higienização e reparos. Procuro não falar diretamente sobre a oficina, mas uma coisa puxa a outra. Acabam conhecendo a loja através de um conteúdo inteligente”.

O resultado de tudo isso, foi a conquista de novos clientes, a contratação de novos funcionários e a abertura de uma nova oficina. “Acredito que 2021 será um sucesso para quem se preparar. Pensamos em um atendimento humanizado, com um diferencial que conquista o cliente. Quando se dá um bom atendimento, isso se propaga. Hoje os clientes pensam em carro, e já associam com a Beira Mar”.

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