Dólar Em alta
5,002
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,002

Um monumento à colonização de Domingos Martins

É a velha história: “tem males que vêm para o bem”. As comunidades alemã e italiana de Domingos Martins, subindo a rodovia que dá acesso à região do Soído, no município, pode assistir, já, a cobertura do pavilhão que vai abrigar, em futuro próximo, o Museu da Colonização Alemã e Italiana daquele município, um retrato da história de famílias inteiras de colonizadores que só conheceram o trabalho, para crescer, ser o que são hoje, uma região de braços abertos, para assistir seu desenvolvimento e grande centro de atrações.

A obra, que está sendo executada pela Administração Regional do SESC vai transformar a região num centro cultural, onde a história de cada família será retratada em episódios reais, vivida por gente que lutou desesperadamente pela sua sobrevivência, sem ajuda, modestos apoios.

O prefeito Wanzete Krüger, o vice-prefeito, Fábio Trarbach vereadores, historiadores José Eugenio Vieira e Joel Guilherme Venten vão contribuir com sua formidável obra, “Os Italemães na Terra dos Botocudos”, numa retrospectiva impressionante de desbravadores alemães, italianos, pomeranos e até portugueses que se irmanam num só esforço de trabalho e unidade. Para tanto, está sendo criado um Guia Turístico do Município com locais e datas de suas festividades folclóricas.

Anexo ao museu vão funcionar boxes para comercialização de produtos típicos da região, com locais apropriados para o desenvolvimento de um calendário de festividades, trazendo a cultura dessa gente que veio de longe para se fixar ali.

A inspiração, para construção do empreendimento partiu das autoridades municipais, das comunidades que assistiam suas culturas no esquecimento e o SESC, através do seu Centro Cultural SESC-Glória, dar seu apoio a implantação do Museu da Colonização do Município de Domingos Martins.

A obra, em estilo totalmente germânico, de montanha, faz parte de um conjunto com hotelaria, centro de convenções, igreja ecumênica e uma série de atividades recreativas para os visitantes, onde serão realizados festivais de música, teatro, gastronomia, etc., um trabalho que está sendo montado por equipes de técnicos em cultura e turismo da Prefeitura Municipal de Domingos Martins e da Administração Regional do SESC.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas