Dólar Em alta
4,994
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
4,994

Técnicos e auxiliares de enfermagem do Jayme Santos Neves anunciam estado de greve

Uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (26), na portaria do hospital Doutor Jayme dos Santos Neves, definiu que técnicos e auxiliares de enfermagem estão em estado de greve. O hospital é a unidade referência do Espírito Santo no tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sitaen-ES), o movimento paradista é resultado do não avanço do acordo coletivo de trabalho.

“Em negociação de acordo coletivo entre o Sitaen-ES e a Associação que administra o hospital, intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e acompanhada pelo governo do estado, a empresa ofereceu aumento de 3%. O valor está bem abaixo da inflação acumulada do ano passado que foi de 4,3%”, afirmou o Sindicato, que vai notificar a empresa sobre a decisão da categoria para se manifestar em um prazo de 72 horas. A decisão também será enviada ao MPT.

Os trabalhadores reclamam das condições de trabalho e dos salários (incluindo corte de benefícios, entre eles pagamento de feriado em dobo). Os técnicos de enfermagem, por exemplo, recebem R$ 1.200. “Os trabalhadores pediram que o governo estadual cumpra com a promessa de conceder o salário de R$ 2.400 reais que foram oferecidos para técnicos quem trabalha em hospitais de referência em Covid-19”, disse o Sindicato.

O Sitaen também afirma que muitos profissionais estariam afastados por Covid-19 e trabalhando com falta de EPI adequado. “(…) quem continua trabalhando reclama que a carga de serviço dobrou. Alguns estão extrapolando suas funções realizando o serviço de maqueiro. A falta de assistência com os doentes por Covid-19 é outra reclamação. A maioria diz que a direção do hospital não se importa se eles estão se recuperando bem ou não. Muitos relatam que sequer receberam uma ligação”.

Segundo o Sindicato, a Associação que administra o hospital demitiu técnicos e auxiliares em enfermagem que estão no grupo de risco. Muitos desses trabalhadores estão acima dos 60 anos e próximos de se aposentar.

Por meio de manifestações pelas redes sociais, o presidente do sindicato, Osmano Amaral, informou que a situação é na unidade, especificamente.

De acordo com o Sindienfermeiros, uma posição neste sentido não está sendo discutida entre os enfermeiros, trabalhadores que fazem parte de outro sindicato. “Não é o caso dos enfermeiros, neste momento. O Sindienfermeiros está acompanhando, mas ainda não há possibilidade de greve”, informou por meio de assessoria.

Por nota, a direção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informou que não foi formalmente notificada sobre paralisação da categoria. O funcionamento da unidade, bem como o trabalho dos funcionários, segue dentro da normalidade.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Precisa sim manifestar, estamos sendo expostos a todo momento com essa pandemia e pacientes ocultando sintomas afetando parte dos profissionais, cagam com a gente, não estão nem aí com os funcionários se tem os sintomas ou não, nossa segurança é fraca demais e muitos colegas estão contraindo o vírus por imprudência do hospital, falo como profissional de lá e isso me deixa muito triste pois estamos dando nosso sangue pra salvar vidas e muitos até a própria vida, pra recebermos esse mísero valor de salário, não temos direito ao atendimento de lá,

  2. Retiro todo os elogios que fiz em relação ao pessoal da saúde em especial ao Jayme. Acho uma corvadia principalmente desses sindicalista que aproveita de um momento difícil para revendicar salário. Muito esquecem que são contratados que podem ser mandado embora, simples assim.

    • Entåo vc quer dizer que o fato destes anjos serem contratatos “entåo estes anjos tem que sofrer e morrer por vc por um salário minimo.
      Nunca vi um comentário tåo infame e sacripanta como o seu Dario simões.
      Este protesto é para todos saber que sua vida e as dos demais valem mais do que um salário minino.
      Dario simões vc disse que nåo vai elogiar mais estes anjos,lembre se desta fala quando precisares.
      Dario simões parabéns pela sua escrita infame,vc acaba de contribuir para a saúde capixaba continuar sucateada e mal remunerada e contribuindo também para os politicos nåo gastarem em saúde a qual é mais importante”pois sem saúde vc nåo vai a lugar algum.
      Eu sou da àrea de segurança pública e admiro tanta coragem destes anjos combatentes .

    • Covardia é uma categoria q em hipótese alguma poderá lutar por seus direitos por ser um serviço essencial,se a população cm vc soubesse de fato o q sofremos quanto ganhamos apoiaria esses profissionais q bravamente lutam pr salvar vidas e ganham um salario de Miséria e condições de trabalho q vc ñ aceitaria!!!

    • Não é por ai amigo Dario” reconheço que não é o momento de paralisação, mais esses empregadores estão se aproveitando da situação para faturar alto, e não repassa nada para os empregados que encaram o perigo de frente

    • Você fala isso porque não é sua mãe se matando de trabalhar correndo risco sem receber salário digno e condizente com a função que tá exercendo. Não faz IDEIA das condições que tem os funcionários dentro deste hospital. Do contrário não chamaria de ato Covarde e sim reconheceria um pedido de Socorro vindo destes trabalhadores, que também são pais, mães, filhos e filhas.

    • Dário Simões, importante sua observação, mostra na verdade que seus elogios aos profissionais de enfermagem foram e são hipócritas e desprovido de verdade. Vc é daqueles que só lembra quando dói, antes dessa pandemia , posso imaginar o desprezo que você dedicava a profissão da enfermagem, na verdade você é um ingrato, insensível, que só valoriza a ponta do seu nariz. O covid é só a bola da vez , convivemos com doenças terríveis 24, 36 hs por jornadas em dois ou três hospitais para ter um salário em condições de sobrevivência.
      Você é um irresponsável, insensível, e só reconhecerá o trabalho da enfermagem quando precisar da mesma . Cuidado. Pois pode faltar nesse dia específico.
      E aí…. Vc só chamará por Deus . Pq é o único que tem paciência para escutar uma pessoa igual a vc. Abraço. Deus o guarde.

    • Para aqueles que são contra a manifestação dos técnicos em enfermagem, quando passar a pandemia , estão convidados a passarem só 3 horinhas do seu precioso tempo , em um dos setores que trabalhamos, e quero ver se vc tem a sensibilidade e capacidade para fazer o que nós fazemos , e ver o risco de morrer constante que passamos. Se vc n se convencer, pode reservar um tempo para sua terapia , pq algum problema vc tem. Salário digno , reconhecimento governamental, valorização , é isso que move a máquina . Aprende de uma vez. E me respeite , pq vc não é capaz de fazer o que eu faço.

    • Poisvá lá trabalhar quase de graça….. fazer plantões de 24 horas pois há falta de funcionários e não só no Jaime, mas em todos os hospitais. Tem que fazer manifestação sim. Se não fosse a roubalheira em todas as esferas do governo, todos teriam salários dignos.

    • Bom , a questao vai alem do sindicato, tem haver com a falta de epis. Pra segurança dos profissionais, afinal de contas todos tem familia em.casa . Nao adianta cuidar e passar a doença pra familia.

    • @Dario Simões….
      Acho que você está equivocado querido, pois ainda sim se tiver uma greve pacientes não ficam desassistido..
      Quem está de fora e muito fácil falar, mas lá dentro a realidade e outra ….
      Eles tem família também, não tem um salário digno, não tem uma ajuda de custo …
      Vamos pensar no próximo também ,,porque Conserteza se fosse você lá no lugar deles sua opinião não seria essa…
      Eles são desvalorizados e não sobrevive de palmas não querido….
      Eles quer condições boas para trabalhar 12horas num plantão exaustivo,,,querem salário digno de direitos deles …
      Todos estão com o psicológico abalados …
      Aí vem gente igual a você fala que estão se aproveitando,,me poupe ne…
      Você tem família lá ….algum dos seus está la???
      Não né …Então se informa direito e depois vem dar uma opinião digna de cidadão de bem..

  3. Sou da area de segurança pública
    e é uma honrra apoia estes anjos combatentes que eståo dando a vida para que nós tenhamos vidas.
    Pois a saúde é primordial”pois sem saúde nåo temos como ir a lugar algum.
    Fiquei triste agora em saber que estes anjos ganham apenas um salário minimo.

  4. Sr Dário covardia é o que fazem com esta categoria, que trabalha diretamente com o paciente é através deles que o médico sabe da evolução dos pacientes, se não é a equipe de enfermagem o paciente morre pq quem acompanha o paciente o tempo todo são eles quer dizer viver ou morrer está nas mãos deles o médico é valorizado pq alguém passou a informação sobre o paciente para ele que as vezes nem vai avaliar o paciente trata com descaso, tirando claro as excessões, agora vc vem falar em covardia? covarde é a instituição que não valoriza este profissional e vcs que qd recebem alta esquecem quem cuidou de vcs com dedicação e responsabilidade. E ninguém está se aproveitando do momento não, isso já é reinvidicado a muito tempo, muito antes da pandemia, recursos para pagar um salário decente os governantes tem, mas os altos e inúteis cargos do governo o superfaturamento as licitações fraudulentas são prioridades neste país e as categorias de base recebem uma remuneração que mal dá para a compra do mês, lembre- se que é uma profissão que sustenta famílias, pais e mães ficam 24 fora de casa longe de seus filhos pq fazem jornada dupla de trabalho para sustentar suas famílias. Profissionais estão adoecendo e até morrendo para cuidar de vcs seu ingrato, acho que toda categoria deveria se unir e parar neste momento para vcs aprenderem a dar valor, ninguém quer isso em respeito ao doente, mas para mostrar a sujeitos como vc que não é simplesmente “mandar embora” e sim valorizar quem realmente tem valor.

  5. Esses profissionais com certeza não irão parar mas estão fazendo um alerta e reivindicando melhores condições e salário. Chega da sociedade ficar batendo apenas palmas. É um gesto bonito mas aquém do que esses profissionais merecem, nos enquanto sociedade somos uma vergonha. A sociedade recisa abraçar a causa desses profissionais e lutar com eles por melhores condições de trabalho, melhores salários e voltar com a aposentadoria especial para os mesmos.

  6. Soldado querendo medalha antes da Guerra. Depois falam que problema do Brasil são só os políticos, o povo é tão culpado quanto. Oportunismo isso ai.

  7. Covardia é uma categoria q em hipótese alguma poderá lutar por seus direitos por ser um serviço essencial,se a população cm vc soubesse de fato o q sofremos quanto ganhamos apoiaria esses profissionais q bravamente lutam pr salvar vidas e ganham um salario de Miséria e condições de trabalho q vc ñ aceitaria!!!

  8. A reivindicação é super válida sim. Existem formas diferenciadas de contratação. Enquanto eles estão recebendo 1.200,00 o estado está procurando a laço pessoas para trabalhar por 2.000,00. E porque não equipara os valores? Nem que seja nesse tempo de covid. É um absurdo, ninguém sabe o que temos passado, para dizer covardia. O stress, o medo, a falta de EPI correto, o onibus lotado do dia a dia, o cansaço de dupla jornada de trabalho ( pois com um salario de 1.200,00 não dá pra sustentar uma família, então temos que trabalhar dobrado. ). E a cada dia chegam mais pessoas doentes, que não se cuidam, vão para feiras, festas, passeios, ou são sobreviventes como nós que necessitam de trabalhar para ganhar seu pão de cada dia.

  9. Você está equivocado, lá é CLT, nada de contratado, vai trabalhar num hospital com uma jornada de 12hs, sem EPis adequado, cuidando de pacientes portadores de um vírus pouco conhecido em suas formas de contaminação, vendo vários colegas se contaminando todos dias tendo que fazer extra prá complementar a renda de um sálario de 1.200 reais, é hora de reivindicar sim, governo e empresas tem lucrado e muito em cima da miséria alheia, vai se informar e pare de criticar daquilo que vc não sabe, não tem vivencia

  10. Poisvá lá trabalhar quase de graça….. fazer plantões de 24 horas pois há falta de funcionários e não só no Jaime, mas em todos os hospitais. Tem que fazer manifestação sim. Se não fosse a roubalheira em todas as esferas do governo, todos teriam salários dignos.

  11. É nesse momento msm que tem que fazer as reivindicações, pq agora estão vendo a importância do profissional da enfermagem , que é essencial para a saúde e que tem total desvalorização … É uma pena que teve que esperar um caos desse para que se notasse o quanto o pessoal da saúde é importante … Pq a pandemia vai passar e a desvalorização e total falta de respeito e humanidade com os profissionais da saúde vai continuar !! O sindicato não está falando apenas de salário , mais sim de condições de trabalho , do cuidado com o profissional e com o paciente .

  12. A enfermagem é uma das categorias mais desunidas que existe, por isso que os governos e empresários da área da saúde pagam baixos salarios, do auxiliar ao enfermeiro.
    A população só reconhece a enfermagem AGORA no momento da pandemia dando tapinha nas costas!

    São profissionais que estão com seus salários defasados a tempos e não se vê nenhum tipo de auxílio para esta categoria!

    Ofereça a um médico o salário que se paga a um enfermeiro no Jaime pra ver se fica um!

  13. Covardia é eles arriscarem a vida deles por uma miséria de 1,200 por mês isso sim é uma covardia.eles estão na linha de frente sao os nossos heróis,e a profissão não é valorizada.

  14. Dario seu babaca. Você certamente deve estar com o RABO num sofá assistindo tv enquanto essa categoria desvalorizada esta dando a vida para cuidar dos outros. Foi uma escolha deles escolher essa profissão, mas com esse salario de Mer……não dá.
    Tomara que nunca precise de ajuda desses profissionais !

  15. Se você foi contratado pra receber 2.400,00 e recebe 1.200,00
    O que você faria ?
    Acha justo ?
    Não trabalho no Jayme
    Mais saibam que esse valor de 1200,00 é nosso salário da classe pra manter nosso lar e não estou fazendo grave!
    Também acha que é um salário justo?

    Além de todo reconhecimento e aplausos precisamos de melhores salário pra sobreviver em melhores condições!
    Também estudas pra ter uma condição melhor e por ser a única classe que não pode fazer greve continuamos com esse mísero salário !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas