Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em alta
5,243

Sindicância e MPES irão apurar vazamento de informações no caso da criança vítima de estupro

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e uma sindicância do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) irão apurar o vazamento de informações referentes ao caso da menina de dez anos, vítima de violência sexual em São Mateus, na região Norte do Estado. 

Nesta segunda-feira (17), em resposta ao ESHOJE, o MPES informou que, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e da Criminal de São Mateus, “já instaurou procedimento e investiga ou encaminhou diligências para investigação dos fatos para verificação dos ilícitos cometidos”. 

Além disso, o MPES informou que “acompanha e atua desde o início no caso em tela visando à proteção, saúde e resguardo dos direitos da vítima sem se submeter a influências externas de qualquer natureza. Informa ainda que todas as medidas para preservar e proteger a intimidade da criança estão sendo tomadas, sob pena de responsabilização”.

Veja mais: Nenhum hospital do ES teria condições de interromper gravidez da criança, afirma gestora do Hucam

Também nesta segunda, em pronunciamento para falar sobre o caso, a superintendente do Hucam, Rita Checon, disse que uma sindicância será aberta no hospital para apurar o vazamento dos dados. “Vamos apurar o vazamento do prontuário e a apuração será feita por meio de uma sindicância de vazamento indevido. Se isso aconteceu serão tomadas as devidas providências”, afirmou. 

Consequências

No domingo (16), a extremista Sara Geromini, mais conhecida como “Sara Winter”, divulgou nas redes sociais o nome da menina e o hospital em que ela faria o procedimento. 

Em razão do vazamento, um grupo de religiosos de Recife, em Pernambuco, mobilizou dezenas de pessoas no domingo em frente ao hospital onde a menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada realizaria o aborto do feto. Eles foram contra o procedimento de antecipação do parto.

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) conseguiu, na noite de domingo, uma decisão liminar para que o Google Brasil, o Facebook e Twitter retirassem, em 24 horas, as informações divulgadas em suas plataformas.

Segundo a decisão, os dados divulgados causaram ainda mais constrangimento à menina e aos seus familiares. Caso as empresas descumpram a medida, será aplicada uma multa diária de R$ 50 mil.

Em nota à reportagem, a DPES explica que “neste momento, a Instituição está atuando em diversas frentes: acompanhamento processual do caso e o acompanhamento do cumprimento da decisão liminar da Ação Civil Pública contra o Google Brasil, Facebook e Twitter”. E conclui destacando que “por se tratar de uma criança que deve ter sua integridade protegida, a Defensoria Pública não pode revelar detalhes do processo”.

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), por meio de nota, informou que “o processo encontra-se em sigilo a fim de resguardar a privacidade da criança”. E ainda ressalta, esclarecendo que “nos casos envolvendo menores de idade, o Poder Judiciário não divulga decisões”.

Também por meio de nota, a Polícia Civil informa que “a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos instaurou um procedimento para apurar as publicações feitas nas redes sociais que expuseram o nome da vítima e o hospital onde ela foi internada. Nenhum outro detalhe será repassado”.

ESHOJE entrou em contato com a defesa da família da menina de dez anos, que passou pelo procedimento para interromper a gestação fruto de estupro, mas até a publicação não obtivemos retorno.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas