A Prefeitura de Vitória ampliou a oferta de exames de PSA, um dos principais métodos para identificar precocemente o câncer de próstata. Durante o mês de novembro, o número de testes disponíveis será dobrado: de 1.200 para 2.400. A medida faz parte das ações do Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e ao cuidado com a saúde do homem.
A abertura oficial da programação acontece nesta quinta-feira (6), no bolsão de estacionamento da avenida Saturnino de Brito, em Praia do Canto, das 8h às 10h. No local, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Municipal de Vitória promoverão uma ação conjunta com foco em cuidados e orientação à população masculina.
Durante o evento, serão oferecidos serviços de informação sobre saúde do homem, entrega de kits de higiene bucal e atividades educativas sobre segurança no trânsito. Uma das atrações será o uso de óculos de realidade virtual que simulam os efeitos da embriaguez e da sonolência ao volante, em uma proposta de conscientização sobre comportamentos de risco.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou que o município tem avançado na ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde.
“Assim como já zeramos a fila da mamografia, zeramos também as filas para consultas com urologista e proctologista. Não temos pacientes aguardando por agendamento nessas especialidades. Além disso, neste mês, dobramos a oferta de exames de PSA, passando de 1.200 para 2.400. Por ações como essa, Vitória foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública como a capital brasileira com melhor acesso à saúde”, afirmou.
Ações nas unidades de saúde
Ao longo de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital realizarão diversas atividades voltadas à saúde integral dos homens, incluindo palestras e orientações sobre o câncer de próstata, saúde bucal, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), solicitação de exames laboratoriais e atualização do cartão de vacinas.
Desde 2024, o município também passou a ofertar cirurgias de vasectomia na rede pública. No primeiro ano do serviço, foram realizados 246 procedimentos, e, até o momento, 115 já foram concluídos em 2025.











