Após 303 notificações e 41 casos confirmados, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou suspensão de boletins sobre surto de histoplasmose dentro do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória.
A partir de agora os informativos serão semanais, uma vez que a situação, aparentemente, está sob controle. “A Secretaria da Saúde (Sesa) informa que o boletim sobre casos de intoxicação por metanol será descontinuado. O boletim sobre o surto no Hospital Santa Rita de Cássia passará a ser semanal, sendo divulgado todas as sextas-feiras após 14 horas”.
A última atualização foi em 14 de novembro, quando a Sesa detalhou 29 casos confirmados de trabalhadores do Santa Rita, 4 de acompanhantes e 8 pacientes.
Estão internados, ainda, 4 pessoas, sendo duas em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na Serra, um na enfermaria e outro na enfermaria também em Vitória.
Até o último boletim a técnica de enfermagem Giane Coutinho, o caso mais grave – uma vez que a vítima do surto foi contaminada pelo fungo histoplasmose e da bactéria Burkholderia cepacia – ainda estava na enfermaria.
Ela foi internada em 15 de outubro, levada para a UTI no dia 23 de outubro, ficando entubada por 8 dias. Giane deixou a UTI em 5 de novembro.











