Dólar Em alta
5,390
24 de outubro de 2025
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Vitória
19ºC
Dólar Em alta
5,390

Vigilância Sanitária emite alerta estadual para conter surto no Hospital Santa Rita

Em resposta ao surto de infecções no Hospital Santa Rita, em Vitória, a Vigilância Sanitária Estadual, por meio da Coordenação Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), emitiu uma recomendação técnica a todos os hospitais e serviços de saúde do Espírito Santo. O documento estabelece um fluxo de comunicação obrigatório para auxiliar na investigação da causa da doença que já afastou e internou profissionais de saúde da unidade.

A medida determina que qualquer hospital do estado que atender ou internar um profissional de saúde do Santa Rita deve comunicar imediatamente o setor de saúde do trabalhador do próprio hospital, com cópia para a CECISS. O objetivo é centralizar informações sobre o quadro clínico dos pacientes para ajudar a identificar o agente causador da doença.

O comunicado destaca que, com base nos dados atuais, não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa, uma vez que familiares e profissionais de outros setores do hospital não foram acometidos. No entanto, devido à causa da doença ainda ser desconhecida, a recomendação é pela adoção de “precaução máxima”.

O documento orienta o uso de máscara N95 ou PFF2 “sempre que possível” no atendimento a esses pacientes, visando a máxima proteção. Além disso, reforça a prática rigorosa da higienização das mãos nos cinco momentos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS): antes do contato com o paciente, após o contato, antes de procedimentos assépticos, após tocar superfícies próximas ao paciente e após risco de exposição a fluidos corporais.

A nota é assinada por Eber da Silva Dantas, Chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas