O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de morte no mundo e uma das principais causas de incapacidade no Brasil. No Dia Mundial do AVC, comemorado nesta quarta-feira (29 de outubro), o neurologista Guilherme Coutinho, destacou a importância de reconhecer rapidamente os sinais e buscar ajuda médica imediata.
“O AVC pode ocorrer de diversas formas, mas o paciente normalmente apresenta dificuldade na fala, para movimentar o braço ou a perna, ou até mesmo tontura. A gente tem até uma sigla que é o SAMU: sorrir, abraçar, música (cantar) e urgência. Simples, fácil e pode salvar vidas”, explicou o médico.
O especialista também ressaltou que o hospital Santa Rita utiliza inteligência artificial para agilizar o diagnóstico e ampliar o número de pacientes tratados.
“Temos um software que, assim que o paciente realiza a tomografia, mostra a área do cérebro que está perdendo e a que ainda pode ser salva. Isso permite tratar mais pessoas e ampliar o tempo de terapia” contou.
Para saber mais sobre os sintomas, prevenção e avanços tecnológicos no tratamento do AVC, ouça a entrevista completa com o doutor Guilherme Coutinho, acessando o player abaixo:











