Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Retorno às aulas pode não ser uma escolha dos pais, diz secretário de educação

O secretário de Estado da educação, Vitor de Angelo, afirmou em entrevista para a CBN Vitória na manhã desta segunda (10) que o retorno às aulas no Estado estão mais próximas de setembro do que janeiro.

Uma das questões mais polêmicas sobre o retorno presencial das aulas é a decisão dos pais em manter os filhos em casa, por segurança.

Entretanto, para o secretário, essa pode não ser uma opção. “Uma vez que o ensino é obrigatório, a escolha dos pais está em discussão sobre o fundamento legal para a liberação ou não”.

Para ele, a preocupação dos pais é compreensível, mas é preciso considerar o direito dos alunos. “Temos que entender o quão prejudicial tem sido para a educação desses alunos. Precisamos considerar seus direitos à aprendizagem e ao convívio escolar”.

O secretário comentou sobre as medidas publicadas na portaria do Diário Oficial no último sábado (8). Entre elas, o retorno gradual começando pelo ensino superior nos cursos da área de saúde.

A portaria estabelece o retorno do ensino estadual através de revezamento. “Começando pelo ensino médio, na primeira semana. Seguido do Fundamental II e por último o Fundamental I. Para o retorno presencial do ensino infantil ainda não há previsão na portaria”.

A volta presencial das aulas do ensino estadual dependerá da diminuição da curva, explica o secretário. “Um Comitê Local está previsto para selecionar responsáveis por zelar por essas medidas, que incluem a medição de temperatura dos alunos, higienização, distanciamento e transporte”.

O retorno será gradual, e segundo o secretário, as escolas não chegarão a 50% da capacidade de alunos por vez. “Os alunos terão uma semana de aulas presenciais e outra de atividades que podem ser feitas em casa. Independente de internet, as atividades poderão ser impressas e entregues aos alunos”.

Cursos de saúde voltam primeiro

Retorno às aulas pode não ser uma escolha dos pais, diz secretário de educação
Aulas dos cursos de saúde retornam primeiro Foto: Divulgação / Ufes

Para o ensino superior, segue o mesmo protocolo, com algumas ressalvas. “Para os cursos da área de saúde, alguns setores continuam e as aulas podem retornar ainda esse mês. Para outros cursos, está sendo estudado o retorno dos alunos concluintes”.

O secretário reforçou que esse é um planejamento para o futuro. “Hoje ainda não há condições de voltar. Mas nós, gestores, não podemos deixar de nos planejar”.

Uma das questões mais polêmicas sobre o retorno presencial das aulas, é a possibilidade de decisão dos pais de manter os filhos em casa, por segurança.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas