Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
4,992

Reabertura de academias será resolvida até sexta-feira, afirma Casagrande

Reabertura de academias será resolvida até sexta-feira, afirma Casagrande
Foto: Reprodução/Google Maps

As academias de esporte de todas as modalidades passaram a ser consideradas serviços essenciais após decreto do Presidente da República, Jair Bolsonaro. No entanto, o Governo do Espírito Santo optou por não reabri-las junto comércio nos municípios da Grande Vitória e em Santa Teresa, na região Serrana do Estado, em razão do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), mas essa situação pode mudar na sexta-feira (22).

Há uma semana, um representante da Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages) informou a reportagem de ESHOJE que a conversa estava progredindo e as academias já estavam preparadas para a reabertura, mas faltava a decisão do executivo estadual.

No último sábado, em uma edição extra do Diário Oficial do Espírito Santo (Dio-ES), a abertura das academias foi prorrogando por mais uma semana. Segundo o documento, nesta semana (entre segunda-feira, 18 de maio e o dia 23), uma comissão dentro da Sala de Situação, que avalia e define as políticas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, vai avaliar e criar um protocolo para a possível reabertura.

De acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, em coletiva na noite desta quarta-feira (20), a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, permanece conversando com proprietários e profissionais de Educação Física. Segundo ele, a decisão deve sair até sexta-feira (22). “Academias vamos resolver até sexta-feira. Se construirmos um protocolo seguro vamos dar um primeiro passo, mas ele será pequeno”, salientou o governador. 

Decisões 

Uma nova Matriz de Riscos do novo coronavírus (Covid-19), sendo a segunda, foi gerada e começará a valer a partir de domingo (24). Os municípios receberão notas para saber em qual o nível do índice de risco do vírus, sendo elas pontuadas por meio de quatro pontos. São eles: risco em consideração coeficiente de incidência do município (peso 0,5); a letalidade, ou seja, número de pessoas que perder a vida pelo número de pessoas que têm o vírus (peso 0,2); nível de isolamento (peso 0,2); e percentual da população acima de 60 anos (peso 0,1), já que são o grupo mais amplo de risco. Ao todo são 22 município em risco baixo (verde), 11 em risco alto (vermelho) e 45 em risco moderado (amarelo).

Por essa matriz, e pelos dados de ontem [19 de maio de 2020], nós teríamos a realidade de municípios com risco alto, que são os municípios da Grande Vitória, Fundão e Santa Teresa, que continuam com risco alto nessa semana e ainda vão continuar no domingo. Mas vamos ter Presidente Kennedy, Marataízes, Alfredo Chaves e Afonso Cláudio em risco alto, e temos diversos municípios em amarelo que antes eram risco baixo e agora aumentaram”, disse o governador, ressaltando que até sexta mais dados serão incluídos e mais municípios poderão estar em risco alto, moderado ou baixo. 

Em relação a isso, Casagrande destacou que o Hospital de Campanha não está fora dos projetos do Governo do Estado. Porém, segundo o governador, enquanto tiverem leitos em hospitais públicos, a ampliação da parceria com hospitais filantrópicos e leitos particulares disponíveis, não há necessidade. 

“Além de não ser confortável em termos de atendimento e estrutura, o Hospital de Campanha requer que a gente contrate profissionais de saúde e compre equipamentos, que não são fáceis… Eu compreendo a preocupação política que tem em relação ao Hospital de Campanha. Não está fora do nosso projeto”, frisou, dizendo que se o Espírito Santo chegar a 91% dos leitos os municípios terão que paralisar suas atividades. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas