Dólar Em alta
5,006
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,006

Professora capixaba divulga história do Espírito Santo em livro infantil

Professora capixaba divulga história do Espírito Santo em livro infantil
Foto: Divulgação

Uma inquietação da infância fez a escritora Andréia Espíndula tirar uma ideia do papel. Motivada pelo desejo de divulgar a cultura do Espírito Santo, a professora capixaba está lançando uma série de livros infanto-juvenis contando a história do estado.

O primeiro, “As aventuras do capixabinha pela região metropolitana”, tem lançamento marcado para o dia 12 de setembro, e tem o intuito de ajudar a construir a memória cultural dos pequenos capixabinhas. 

Em um conjunto de histórias cantadas e muitas ilustrações, as obras destacam as belezas e peculiaridades de cada região do estado. A ideia é possibilitar que os leitores visitem pontos turísticos que são relevantes para a história local. “As nossas crianças terão a oportunidade de conhecer e valorizar a história do Espírito Santo”, explica a escritora Andreia Espíndula.

O resgate da memória cultural está presente até no ritmo das músicas cantadas no livro. As canções mostradas na obra são paródias da cantiga popular “O Alface Já Nasceu”, canção que surgiu em Cariacica. “Durante as pesquisas das cantigas, eu vi que era uma música muito cantada na região rural da cidade e decidi fazer todos os textos no ritmo dessa música”, conta.

O desejo de divulgar e promover a cultura capixaba já faz parte da vida da escritora há algum tempo. Andréia é professora e conta que o apagamento da história local sempre a incomodou. “Eu sempre falei do Espírito Santo na minha sala de aula e tem mais de 15 anos que faço isso, mas ainda existe uma cultura de valorizar só o que vem de fora”, afirma.

Professora tem seis livros lançados

Com seis livros lançados, a professora viu na escrita uma forma de transmitir a cultura capixaba para os mais novos e evitar que o conhecimento local se dissipe. Andréia acredita que isso é possível quando as crianças têm acesso à história local desde a infância. “O meu filho, que tem sete anos, já tem uma experiência diferente da que eu tinha com  sete anos. Ele já reconhece pontos turísticos importantes do estado”, pontua.

O livro, que também é bilíngue, foi desenvolvido em um ano e faz parte de uma série de dez obras destinadas a cada região do estado. A ideia é que a cada seis meses sejam publicadas novas edições. O lançamento do livro será no dia 12 de setembro, às 16h, em uma live na conta do facebook da escritora.

Além do livro, a professora criou um jogo da memória e um quebra-cabeça com ilustrações dos pontos turísticos do Espírito Santo. Os brinquedos com fins educativos serão lançados na live do dia 12 de setembro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas