Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Prefeituras disponibilizam serviços, mas seguem sem citar hospitais veterinários públicos

O custo é a principal queixa de muitos donos de animais. Diante desse cenário, é importante ter uma clínica de atendimento público. No entanto, as prefeituras da Grande Vitória seguem focadas em castrações e abrigos, sem citar clínicas veterinárias que prestem esses e outros serviços de forma gratuita.

A prefeitura da Serra informou que está criando, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, um amplo programa de assistência ao animal. Nele, constarão serviços de castração, operações, recolhimentos e abrigo. O aviso de abertura de licitação foi publicado na terça-feira (19), no Diário Oficial do Município.

A Prefeitura da Serra ainda diz que para desenvolver esta estrutura, foi reservado no orçamento o valor de R$ 2 milhões. O projeto já foi discutido no Conselho de Bem-Estar Animal e segue tramitação no setor de licitações da prefeitura.

Além dessas contratações, na reforma administrativa que será enviada à Câmara de Vereadores, está prevista a criação da Diretoria de Bem-Estar animal com todas as atribuições inerentes a essa gerência, vinculada também à Sedur/Semma.

A prefeitura de Cariacica informou que a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mantém um contrato com uma empresa para o recolhimento de animais adoecidos ou que foram acidentados em vias públicas. Eles são abrigados em uma fazenda na Serra.

As ações de cirurgias e castrações apenas são realizadas em caso de animais agressores ou recolhidos em vias públicas, que são feitas após avaliação e atendimento. Eles são disponibilizados para adoção, caso o dono não apareça para buscá-lo. É importante que, durante o atendimento, a pessoa forneça todos os detalhes sobre a agressão. Estas informações agilizarão o atendimento da UVZ para a observação do animal agressor.

A UVZ recebe solicitações de avaliação de animal agressor por meio dos telefones (ou castração conforme critérios técnicos) por meio dos telefones (27) 3354-7032 e (27) 3343-6633. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. O registro da solicitação também pode ser feito por meio do canal de ouvidoria 162, ou, pela página da Prefeitura.

Vitória e Vila Velha

Por meio de nota a prefeitura da capital capixaba informou que conta com um Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CSVA), um equipamento da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (SEMUS) que recolhe animais nas ruas em situações em que se configuram risco à saúde pública, tais como casos de animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole.

Uma vez no CVSA, esses animais são avaliados por médicos veterinários onde são submetidos a tratamentos de vermifugação, controle de ectoparasitas, alimentação, suplemento vitamínico, antibioticoterapia, em casos necessários. 

Quando se melhora o estado físico do animal são realizadas as vacinações como Rábica e V8 (Doenças Contagiosas) e esses animais são ressocializados para serem adotados e voltar à sociedade. A partir de seis meses de idade, os cães e gatos são castrados e microchipados pelo CVSA. Depois de castrados, são liberados para adoção responsável.

E no Programa “Vitória da Castração Animal” realiza castração, cadastro de tutores; avaliação clínica por médico veterinário; exames laboratoriais; medicação; registro e microchipagem dos animais (vai possibilitar a responsabilização do tutor em caso de abandono ou maus-tratos ao animal); três mil procedimentos de esterilização cirúrgica por ano.

FOTO DESTAQUE: Pixabay

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas