Dólar Em baixa
5,801
20 de abril de 2025
domingo, 20 de abril de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,801

“Intolerância e exclusão não fazem parte do dicionário do católico”, diz Frei Gustavo na Missa de Abertura da Festa da Penha 2025

No domingo de Páscoa, em que o Evangelho de João narrou o túmulo de Jesus Cristo vazio, apenas com faixas de linho, a Missa de Abertura da Festa da Penha 2025 conclamou os fiéis a serem tecelões da própria fé. O Campinho ficou lotado para a celebração, que começou pontualmente às 16h e foi presidida por Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana, com liturgia preparada pela área pastoral de Vila Velha.

Frei Gustavo guiou os fieis por uma reflexão a partir do linho, citado no Evangelho. “Cada cristão batizado é um tecelão que tem a tarefa de costurar a própria fé com a vida do dia dia, apresentando com palavras e atos a face de um Deus que desde a criação tambem se fez um tecelão. Por isso, palavras com intolerância, exclusão, julgamento e implicância – que rasgam o tecido e deixam o corpo de Cristo exposto – não podem fazer parte do dicionário do cristão católico. Nossa especialidade é costurar, e não rasgar”, disse.

E foi além: “É mais facil tecer uma roupa nova do que por remendo na que rasgou. E quanto maior o rasgo, pior o conserto. Vamos prevenir um rasgo maior enquanto ainda há tempo? Vamos educar as criancas, antes que elas caiam nos vícios, principalmente o das telas. Vamos oferecer uma estrutura para os idosos, para que o sentimento do abandono não tire deles a alegria de viver. Vamos criar redes de proteção, para que ninguém se sinta abandonado à merce da própria sorte. (…) Nossas paróquias, conventos e centros de convivência precisam oferecer atenção, alento, acolhimento – sem distinção”.

“Intolerância e exclusão não fazem parte do dicionário do católico”, diz Frei Gustavo na Missa de Abertura da Festa da Penha 2025
A programação da Festa da Penha segue nesta segunda-feira (21), com missas no Convento às 7h, 9h e 11h.

Por fim, Frei Gustavo lembrou que a Festa da Penha, em 2025, nos convida a seremos peregrinos de esperança. “Reconheçamos na esperanca mais um fio na costura da nossa fé. Maria foi tecelã por excelência. (…) Que Nossa Senhora nos inspire a peregrinar seguindo os passos do ressuscitado. Vamos junto com o tecelão e a costureira”.

Antes da Missa de Abertura, o Frei Gabriel Dellandrea, Guardião do Convento da Penha, e o Frei Felipe Carretta, da Província Franciscana, fizeram uma acolhida aos fieis no Campinho, seguida pela oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. Frei Gabriel também liderou o primeiro devocional da Festa da Penha 2025. “Deus se antecipa no amor. Ele quer nos amar. Deus é amor. E ele visita nosso coração com seu amor. O amor de Deus é nosso combustível”, disse.

A programação segue nesta segunda-feira (21), com missas no Convento às 7h, 9h e 11h. Depois, às 14h, acontece a acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho do Convento, seguida por Devocional. Às 16h ocorre a missa do 2º dia do Oitavário no Campinho do Convento (preparada pela área pastoral serrana), novamente seguida por Devocional às 19h. Para encerrar, a partir de 19h30 acontece a Bênção para os Casais no Campinho do Convento, com Eliana e Ricardo Sá e Padre Éder Hoffman.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas