Não é de hoje que a coluna acompanha os movimentos da federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas. A bola da vez, no Espírito Santo, foi a saída do secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, para o PSB.
O adeus de Rigoni não foi bem digerido. Ex-deputado federal, ele reúne boas perspectivas eleitorais, e pesou ainda o fato de a migração ter ocorrido justamente para o partido do governador Renato Casagrande (PSB).
Como o Poder ES Hoje mostrou, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) esteve com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, que lidera o União Brasil, logo no início da semana, pouco depois do encontro surpreendente entre os prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Na prática, o emedebista buscou sinalizar apoio de diferentes frentes.
Marcelo também participou do almoço realizado nesta quarta-feira (11), que reuniu Casagrande e os prefeitos de Cariacica e Viana, Euclério Sampaio (MDB) e Wanderson Bueno (Podemos). Nota da coluna: o encontro ocorreu antes do anúncio da saída de Rigoni.
Na sequência, o União Brasil divulgou nota: “A política é construída a partir de sinais, gestos e, sobretudo, do compromisso coletivo com projetos maiores”, diz um trecho.
Embora Marcelo demonstre alinhamento com Casagrande e aliados, especialmente na movimentação de Ricardo rumo à disputa ao governo, há um ambiente de insatisfação na federação comandada pelo deputado federal Da Vitória (Progressistas). Marcelo e o coordenador da bancada federal capixaba se encontraram ainda na noite desta quarta (12), com o recado: “sintonia pelo que é melhor para o Estado”.
Nos bastidores, avalia-se que, pelo peso da federação — em recursos e lideranças —, o grupo instalado no Palácio Anchieta deveria oferecer maior apreço e alguma moeda de troca para manter seus parceiros, fortalecer a chapa à Câmara dos Deputados e garantir espaço privilegiado na majoritária.
Na teoria, e pela construção das relações, o caminho apontaria para a permanência ao lado de Casagrande e Ricardo.
Mas a política recente tem mostrado alguns cavalos de pau.
Há rusgas e mágoas a serem equacionadas entre o Palácio Anchieta e a federação. E, como em toda relação, existem limites — de ambos os lados.
Pelos sinais indicados e ratificados, Da Vitória e Marcelo querem tomar juntos as decisões. E o voto de minerva cabe ao progressista.
Por outro lado…

O deputado federal Evair de Melo (Progressistas) foi ao encontro do presidente do Republicanos, Erick Musso. Cenário completamente embolado.
***
Ratificando no samba I
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), celebrou o triunfo da MUG no Carnaval. E publicou mais fotos ao lado do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB).
Ratificando no samba II
O canela-verde também voltou a compartilhar imagem dos prefeitos juntos. E ainda foi para a quadra da escola para celebrar o feito.
***
Leis de Vila Velha
Município publicou lei que cria o espaço empreendedor de Jardim Guadalajara. Que haja mais iniciativas do gênero e com as devidas condições.
Felicidade bolsonarista
Integrantes do PL comemoraram o desempenho mais recente do senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) na última pesquisa de intenções de voto. Nos bastidores, citam que o movimento para endossar Magno Malta (PL) ao governo pode ser efetivo.
***
Planejamento I
Quarta-feira foi dia de reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). Houve debate dos principais eixos da campanha eleitoral deste ano.
Planejamento II
O deputado federal Helder Salomão (PT) segue com planejamento forte de ser o candidato ao governo do grupo. Missão ainda é fortalecer a campanha de reeleição do presidente Lula (PT).
***
Contando!
O procurador Luciano Vieira já tomou posse para o seu quarto mandato como procurador-geral do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES).
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um político está com estratégias agressivas para conquistar eleitorado. Dividiu o planejamento por regiões bem definidas.
Tá na rede
“As entregas continuam chegando onde realmente importam: nas cidades capixabas”
Emanuela Pedroso (PSB), secretária de Estado de Governo e pré-candidata a deputada federal











