Dólar Em baixa
5,206
12 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Ricardo Ferraço de olho na federação União Progressista

Em meio às intensas movimentações do chamado “Unidos de Pazaldinho”, grupo que se desenha a partir dos prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Arnaldinho Borgo (PSDB), o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) visitou, nesta terça-feira (10), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, responsável por liderar o União Brasil no Estado.

Sem grandes declarações, o encontro teve como objetivo sinalizar um ambiente de diálogo e de republicanismo, sobretudo porque Ricardo tende a se tornar, em breve, governador, com a eventual renúncia de Renato Casagrande (PSB), que deverá disputar uma vaga ao Senado. Com isso, as conversas entre os poderes Executivo e Legislativo devem se intensificar.

Mas a presença do emedebista também foi uma forma de demonstrar apreço pelo grupo que conta com Marcelo, especialmente em um momento em que Arnaldinho, que despreza a pré-candidatura do vice-governador, embora se dissesse aliado de Casagrande, faz gestos públicos de elogio e aproximação com Pazolini, notório opositor do atual grupo que ocupa o Palácio Anchieta.

A federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas, é liderada no Estado pelo deputado federal Da Vitória (Progressistas). Se Marcelo já demonstra amplo apoio à candidatura de Ricardo, Da Vitória ainda não deu sinal verde. Durante o Carnaval de Vitória, por exemplo, posou tanto com integrantes do grupo governista quanto com Pazolini e aliados.

Da Vitória, que também coordena a bancada federal capixaba, busca as melhores condições para fortalecer seu grupo. Como já destacado por esta coluna, entre os objetivos da federação estão uma vaga majoritária ao Senado e protagonismo na chapa ao governo.

Além disso, há pendências internas a resolver. Caso o grupo opte por caminhar com Ricardo, pode surgir um ponto sensível envolvendo o deputado federal Evair de Melo (Progressistas), alinhado a Pazolini. Será necessário, portanto, um acordo que evite ruídos ou constrangimentos.

Após as recentes aparições públicas de Pazolini e Arnaldinho, Ricardo precisa demonstrar força política e não pode se dar ao luxo de perder nenhum tipo de apoio.

Em tempo

Marcelo almoçou com Casagrande, além dos prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), nesta quarta (11). Euclério destacou que “política se faz com diálogo, responsabilidade, gratidão e lealdade”.

***

Em BSB

Ricardo e membros da bancada federal capixaba estiveram reunidos nessa quarta-feira (11) na sessão solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem ao setor de Rochas Naturais (Centrorochas/Sindirochas). Ideia foi de Evair de Melo.

Mudanças importantes

Para quem esperava uma semana mais morna na Assembleia Legislativa, ledo engano. Foram aprovadas mudanças em carreiras, além da aprovação de norma para o Judiciário, que permite ampliação do uso Fundo Especial, dentre outras questões.

***

Discurso de prefeita?

A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (Progressistas), já está com discurso na ponta da língua de chefe do Executivo municipal. Em uma lista de transmissão que possui, afirmou, sobre a reforma tributária, que “o futuro exige gestão preparada desde agora até 2032, com planejamento, responsabilidade e capacidade técnica para enfrentar desafios e transformar mudanças em oportunidades.

***

União I

O posicionamento de Cris Samorini faz cada vez mais sentido em função das movimentações do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Os encontros com o colega canela-verde, Arnaldinho Borgo (PSDB), demonstram que há indicativos de uma possível aliança para candidaturas majoritárias, sendo polo opositor ao grupo de Casagrande/Ricardo.

União II

A depender de hoje (e até as eleições há muito chão). Pazolini e Arnaldinho têm de decidir entre si quem iria para a campanha ao Palácio Anchieta e quem ficaria com incumbência de estar na corrida pelo Senado.

***

Dia inteiro

Visita ao Estado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), nessa terça-feira (11), durou o dia inteiro. Casagrande e o secretário de Estado de Educação, Vitor de Ângelo (PSB), acompanharam cada passo. Camilo brincou que foi o motorista do governador ao longo das agendas.

Cerveja federal

Ricardo Ferraço de olho na federação União Progressista

Durante a posse da reitora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Adriana Piontkovsky Barcellos, Camilo foi presenteado com uma cerveja produzida por um dos campi da instituição. “É para um ‘cabra bão'”, brincou a magnífica reitora.

Promessa

Políticos presentes ratificaram e demonstraram expectativas quanto à promessa de criação de um Ifes da Foz do Rio Doce, a ser instalado em Linhares, mais especificamente em Regência, área muito atingida pelos rejeitos provenientes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), que poluiu o Rio Doce.

Elogios I

Casagrande fez elogios ao trabalho de Camilo à frente do MEC. Destacou que política pública muda a vida das pessoas, que é importante ter centros universitários e que houve tempo no escuro, sem reconhecimento da ciência.

Elogios II

O governador vem demonstrando elogios a alguns feitos da gestão do presidente Lula (PT), mas sem deixar a criticidade de lado. Em entrevista para o Poder360, afirmou que o petista entrega economia forte, porém falha na comunicação.

Oxalá?

Alguns estudantes do Ifes, ao se depararem com o deputado federal Helder Salomão (PT), gritaram “nosso futuro governador”. O parlamentar cariaciquense deve ter tomado posse disso.

***

Reforço

O PSB terá o reforço do secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, no partido para a disputa à Câmara dos Deputados. Partido joga alto expectativas para formar bancada robusta.

Colado

O ex-governador do Estado Paulo Hartung (PSD), que também é presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), está cada vez mais colado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Evento nessa terça-feira (10) representou bem essa união.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Paciência não tem sido virtude de um político, ultimamente.

Tá na rede

“Trocar de partido não é simples como parece”

Gilson Daniel (Podemos), deputado federal e presidente estadual do Podemos

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]