De um jeitão “simples”, mas com muitos temperos requintados de política, o deputado federal e presidente da federação União Progressista, Da Vitória (Progressistas), e o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) almoçaram juntos na última sexta-feira (30/01), em Colatina.
Se na marmita, paga pelo progressista, tinha carne bovina, macarrão, maionese, além de feijão com arroz, o cardápio, evidentemente, foi eleitoral. E o próprio Meneguelli salpicou umas pimentas. “Nós estamos conversando sobre as eleições. Se vamos caminhar juntos, como vão ser essas eleições. Nós somos democratas. Nós temos uma amizade. Da Vitória é uma pessoa de quem eu sempre gostei muito numa coisa: ele sempre manteve a palavra. Quando a gente encontra político que não puxa tapete e mantém a palavra, a gente tem prazer de ter um almoço desses”, disse o deputado estadual, ex-prefeito de Colatina.
Não é segredo para ninguém que Meneguelli, no bom sentido, deseja ser o prato principal de partidos para uma candidatura ao Senado. Vem conversando com o PSD, porém ainda não há confirmação de que ele é aquela receita campeã que todos querem. Sendo assim, é preciso valorizar o passe.
É sabido que o PSD, liderado pelo prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, vem mostrando ao mercado que deseja ser protagonista. Seja pela postura de Renzo, seja pela do ex-governador Paulo Hartung (PSD), a legenda dá sinais cada vez mais claros de que pretende caminhar ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), na disputa pelo Palácio Anchieta. Mas ainda não deixou clara sua preferência para o Senado, que é o sonho de Meneguelli.
Nas especulações de mercado, destaca-se que Renzo teria uma “dívida” com Meneguelli, já que o ex-prefeito endossou sua campanha à Prefeitura de Colatina, numa disputa acirradíssima com Guerino Balestrassi (MDB). Deu Renzo, num triunfo apertado. Contudo, à medida que o deputado estadual segue em sua incursão, cresce o descontentamento com as incertezas, o que o leva a procurar amizades oportunas, como a de Da Vitória — lembrando que o presidente da federação União Progressista, que reúne União Brasil e Progressistas, apoiou Guerino.
Há de se lembrar ainda que Da Vitória também busca encaçapar uma campanha ao Senado, mas vai ganhando tempo e observando o que é mais conveniente, até mesmo, por exemplo, uma eventual candidatura de Serginho. Tudo é possível, conforme as moedas de troca e os lados escolhidos para a disputa majoritária ao governo do Estado.
O ponto de reflexão é que Meneguelli ainda está distante de cravar qual será seu próximo partido, diante das incertezas que o PSD coloca no mercado, inclusive sobre a possibilidade ou não de Paulo Hartung entrar na disputa eleitoral. Com isso, o deputado estadual, prestes a dizer “adeus” ao Republicanos, acrescenta mais ingredientes ao prato de Da Vitória, que também é coordenador da bancada federal capixaba, para afinar seus argumentos no tabuleiro da política capixaba.
***
De volta I
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), voltou aos trabalhos, após duas semanas de férias. Já circulou pelo interior em agendas, especialmente visando sua campanha ao Palácio Anchieta.
De volta II
Outro que retorno a fazer giros pelo Estado foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Após um tempo parado, o republicano girou por Domingos Martins, durante a Sommerfest, ladeado pelo inseparável deputado federal Evair de Melo (Progressistas), um dos principais incentivadores do chefe do Executivo da Capital para tentar vaga ao Palácio Anchieta.
***
E aí?
Outro fato do fim de semana foi a veiculação de vídeo na qual adversários de Pazolini acusam o republicano de ter usado os shows da Arena de Verão como pré-campanha. Nesse conteúdo, o vocalista da Banda Eva, Felipe Pezzoni, surge gritando “governador” e Pazolini ficou bem feliz, endossando com movimentos com os braços. Tem rival dizendo que vai denunciar ao Ministério Público Eleitoral. A ver.
Unha e carne
Paulo Hartung (PSD) e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, seguem se encontrando com frequência. Desta vez, a reunião foi junto com o vereador de Cariacica, Cesar Lucas (PV).
Divisões
Como esta coluna adiantou, as pré-folias na Capital, de fato, dividiram os espectros da política. Cada um em cada tipo de resenha. E em busca do seu devido eleitorado…
Patrô
Chama a atenção o fato de a secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (PSB), estar investindo fortemente em tráfego pago nas redes sociais. Emanuela busca capilarizar, cada vez mais, sua presença em todo o Estado, especialmente na Grande Vitória.
Lembrando que…
A coluna Bastidores da Política, na edição digital de ES Hoje, publicada na última sexta-feira (30/01), mostrou que o grupo de WhatsApp de Emanuela com a presença de 43 prefeitos capixabas incomoda muita gente, especialmente concorrentes. A socialista trabalha por vaga na Câmara dos Deputados.
Indiretas bem diretas
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) segue compartilhando vídeo no qual manda indiretas à ex-prefeita de Viana Solange Lube. Sem citar o nome da rival, destaca que o povo do município não será enganado. Clima de eleições no município…
***
Ladainha
Sessão solene de instalação do ano legislativo, na Assembleia, teve uma verdadeira ladainha de chamada das autoridades. Ano de eleição. Ninguém pode ser esquecido.

Histórico
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), não cansou de repetir que este era um momento histórico. Comentou ainda que a Casa pode dar posse a um novo governador, em função da possível renúncia de Renato Casagrande.
Fuga
Esta coluna jura que não faz fofoca, mas tem testemunhas de que um deputado estadual “fugiu” logo que começou a sessão. Risos.
Quase todo mundo
Marcelo aproveitou o dia para almoçar com os colegas. Quórum quase completo.
Inovação
Marcelo deu fala à presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Janete Vargas Simões. Fato raro nesse tipo de sessão. Só ela e Casagrande discursaram.
Cutucões I
Casagrande afirmou que é preciso de paz e mansidão para governar. Citou que arrogância tem de passar longe. Cutucões, não é?
Cutucões II
Disse ainda que seu governo colocou o Espírito Santo em primeiro lugar. E tratou a falar de outros agentes que não dialogam…
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Para variar, sempre tem gente tentando passar uma culpa para outro lado. E tem gestor que ainda compra essa…
Tá na rede
“Quando a cidade é melhor para mulheres, é melhor para todo mundo”
Karla Coser (PT), vereadora de Vitória












Jornalista, seja jornalista e diga o nome do deputado que saiu.
Os verdadeiros colunistas de política citariam o nome – Castelinho, Dora, Gois e outros.
Essa nota queima o Legislativo e icinera a coluna.
O deputado saiu ? Cite o nome.