Dólar Em alta
5,385
7 de janeiro de 2026
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

O recado do governador Casagrande sobre o Congresso

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participou do programa EntreVistas, do ES Hoje, onde fez seu tradicional balanço de fim de ano. Entre os temas abordados, um dos pontos que chamaram atenção foi a avaliação sobre o Congresso Nacional e a representação capixaba em Brasília.

Casagrande destacou que a definição sobre disputar ou não uma vaga ao Senado será tomada apenas em meados de março. Ressaltou que existe um “tempo certo” para essa decisão e ponderou que, até lá, “muita coisa pode acontecer”. Questionado sobre o que o Espírito Santo precisa no Congresso, o governador adotou um tom diplomático, mas sem abrir mão de expor sua visão.

Ao afirmar que não fazia “crítica a ninguém”, pontuou ser necessário se afastar “bastante” do debate ideológico e concentrar esforços nas demandas do Estado. “Temos compromisso com o Brasil. Mas nós, eleitos pelo Espírito Santo, temos o primeiro compromisso com o Estado. É preciso colocar o Espírito Santo em primeiro lugar”, afirmou.

Esse posicionamento já sinaliza o contorno da eventual campanha de Casagrande ao Senado, caso realmente coloque o bloco na rua. A estratégia passa por evitar a polarização e, amparado na alta popularidade que mantém, buscar votos tanto entre eleitores de esquerda quanto de direita.

Em certa medida, o movimento remete ao palanque amplo que o socialista construiu em 2022, quando derrotou Carlos Manato na disputa pelo governo do Estado.

A articulação de diferentes forças — e bandeiras partidárias — é, inegavelmente, um dos fatores que colocam Casagrande em posição de favoritismo numa possível corrida por uma cadeira na principal Casa do Congresso. Paralelamente, cabe a ele manter o grupo alinhado em torno da sucessão ao Palácio Anchieta, disputa na qual o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) já foi ungido como pré-candidato.

O governador ressaltou que dialogou com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), sobre o tema e frisou a importância da unidade do grupo. “Nós somos fortes porque estamos juntos”, resumiu.

No fim do ano passado, Casagrande concluiu uma etapa relevante do xadrez eleitoral ao definir seu pré-candidato ao governo. Agora, até março, tem a missão de deixar claro qual será seu papel nas eleições de 2026. A aposta majoritária é numa candidatura ao Senado, mas as conjunturas — especialmente aquelas voltadas à preservação de seu grupo político — podem levá-lo a recalcular a rota. A ver.

“Folclore”

Ao longo do bate-papo com ES Hoje, Casagrande rechaçou que uma articulação nacional foi responsável pela candidatura dele, em 2010, ao governo. O socialista destacou que isso foi resolvido entre ele, Ricardo Ferraço e o ex-governador Paulo Hartung (PSD).

Veja aqui

A entrevista completa de Casagrande pode ser assistida neste link:

***

Destaque nacional

Casagrande virou notícia nacional ao participar da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, na véspera de Ano-Novo (31/12). Foi descrito pela coluna Radar, de Veja, como “governador maratonista”. Na volta para o Estado, o socialista ainda posou para foto com corredores capixabas que participaram da tradicional prova.

Mais outro corredor

Outro político que esteve nas ruas paulistanas foi o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), que disputou a prova ao lado da esposa.

Reforço

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), vem tendo reforço de imagem na gestão. Quanto aos efeitos da chuva no Espírito Santo, ele vem sendo um dos principais porta-vozes do governo. 2026 já chegou, certo.

***

Na reserva I

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Douglas Caus, foi transferido para a reserva remunerada, conforme publicação desta segunda-feira (5) do Diário Oficial. No entanto, isso não muda o planejamento. A previsão é de que o oficial à frente da PM ao longo de todo este ano.

Na reserva II

Não há previsão de que Caus vá para disputa de cargo eletivo. O mesmo não se pode dizer do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. Possibilidade pequena, mas existe, dizem interlocutores.

***

Foco

Importante ficar de olho na quantidade de agentes da segurança pública que têm chances de disputar as eleições deste ano. Um deles é o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, que vem sendo convidado a se filiar ao PSB.

Alvo

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (Republicanos) endereçou ataques ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Santos (União Brasil). E ainda repetiu que teria elementos sobre o tema abordado.

Ação

Marcelo Santos, publicamente, sequer respondeu aos reclames fluminenses. O parlamentar manteve atenção quanto aos efeitos das chuvas em municípios capixabas.

Dança da cordinha

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), repetiu a dose e brincou com o grupo É o Tchan na música “Dança da Cordinha”. O republicano vem aproveitando a programação de verão para capitalizar a imagem dele.

***

Plantão

O recado do governador Casagrande sobre o Congresso

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) registrou, nas redes sociais, o seu primeiro dia do ano de reuniões no gabinete dele em Vitória. Gilson segue com planejamento de reeleição.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Gestões aproveitaram, o final de 2025 e o início de 2026, para fazer algumas mudanças que agradaram (e desagradaram) aliados (e ex-aliados).

Tá na rede

“Que Deus siga abençoando Cariacica e o Espírito Santo”

Euclério Sampaio (MDB), prefeito de Cariacica

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]