Dólar Em baixa
5,231
1 de fevereiro de 2026
domingo, 1 de fevereiro de 2026

O inédito cenário da Assembleia Legislativa em 2026

A Assembleia Legislativa retoma suas atividades na próxima segunda-feira (2), com sessão solene de abertura dos trabalhos e, já no dia seguinte, votações em plenário e funcionamento das comissões.

Ainda assim, é impossível ignorar o cenário atípico que se desenha para este ano, e o tamanho do desafio que isso representa para o presidente da Casa, Marcelo Santos (União Brasil).

Todos os deputados estaduais estarão envolvidos diretamente no processo eleitoral. Muitos devem disputar vagas fora do Parlamento, seja na Câmara dos Deputados, como o próprio Marcelo, seja no Senado.

O elemento mais inédito desse contexto é a possibilidade de renúncia do governador Renato Casagrande (PSB) para concorrer ao Senado. Caso isso se confirme, quem assume o comando do Estado é o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), nome do grupo governista para a sucessão. Já houve casos de reeleição, mas não de um vice que assume o Executivo em pleno ano eleitoral.

Além disso, o tabuleiro político está longe de ser homogêneo. Há forças que caminham em sentidos distintos, como a do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), hoje principal adversário do grupo governista, além de outros nomes no páreo, como o deputado federal Helder Salomão (PT) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB).

Nesse ambiente, Marcelo, defensor da candidatura de Ricardo, terá a missão de manter a Assembleia funcionando e evitar que o clima eleitoral antecipado contamine excessivamente os trabalhos, travando projetos importantes.

Outro ponto de atenção será o período das convenções e da campanha propriamente dita, quando tradicionalmente a Casa entra em ritmo mais lento. Um desafio adicional para garantir que pautas avancem, enquanto os parlamentares se dedicam a preservar redutos e destacar realizações.

Não será um ano simples para a Assembleia Legislativa. Alianças serão testadas, assim como lideranças. Marcelo, que imprimiu estabilidade à presidência, também terá sua condução colocada à prova. Com sua saída já anunciada e uma disputa equilibrada pelo Palácio Anchieta, a tendência é de que os ânimos fiquem mais acirrados.

***

Novo episódio I

Novo episódio de rusga entre o delegado de Polícia Civil Romualdo Gianordoli Neto e o chefe da instituição, José Darcy Arruda. Romualdo, amparado por páginas da direita, embalou novas críticas ao seu superior.

Novo episódio II

Romualdo, que foi exonerado da subsecretaria de Estado de Inteligência, já requereu novas férias prêmio.

***

Celebração I

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), vem celebrando o fato de a Capital estar completando 600 dias sem feminicídio.

Celebração II

Aliás, o prefeito vem batendo bumbo para diversos feitos da cidade. Pazolini, embora não fale, é pré-candidato ao governo do Estado.

***

Violência contra animais I

A deputada estadual Janete de Sá (PSB), que é presidente da CPI contra Maus-Tratos aos Animais se consolidou como forte liderança nesse tema. Diante de tristes situações recorrentes do tipo, a parlamentar vem mostrando respostas enérgicas.

Violência contra animais II

O assunto também é condutor de votos, visto que cresce em número exponencial a quantidade de pessoas tutoras de animais.

***

Dose dupla I

Chamou a atenção do mercado político agenda em dose dupla do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na Serra. Dois dias seguidos de novidades para o município.

Dose dupla II

Lembrando que a cidade é o maior colégio eleitoral do Estado. E o governador conta com o auxílio dos aliados para manter seu projeto político fortalecido.

***

Cais das Artes

Casagrande também coloca suas atenções para a inauguração do Cais das Artes. A obra, que começou na gestão de Paulo Hartung e que teve inúmeros percalços, vai ser entregue pelo socialista.

Antes…

Antes da agenda cultural, Casagrande teve, nessa quinta-feira (29), pela manhã, café com os presidentes das Câmaras Municipais. Governo tem dado atenção a esse público.

***

Encontro

O inédito cenário da Assembleia Legislativa em 2026

Hartung se encontrou nessa quarta-feira (28) com o secretário-chefe da Casa Civil de São Paulo, Roberto Carneiro, que é o presidente do Republicanos paulista. Carneiro exerceu mesma função durante gestão de PH.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Especialistas em “trabalho sujo” já entraram em campo para aparar algumas arestas ao mercado.

Tá na rede

“O Brasil acordou!”

Magno Malta (PL), senador

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]