O PSD capixaba dá mostras de qual caminho vai tomar no Espírito Santo. O presidente estadual da legenda, o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, se encontrou nessa quinta-feira (29) com o ex-governador do Estado Paulo Hartung e com o líder nacional da sigla, Gilberto Kassab.
“Trocamos impressões sobre a estrutura financeira e administrativa do país, falamos sobre a necessidade de políticas públicas inovadoras que passem, necessariamente, pelo diálogo com o cidadão. Vamos juntos, construindo um PSD forte também para os capixabas, exercitando a leitura de cenários, a visão de longo prazo, com muita clareza de objetivos”, disse Vasconcelos, que também teve encontro com o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD).
Dentre as palavras protocolares, fica nítido o discurso de nova via, o que inviabiliza, por consequência, o projeto liderado pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para ter o vice-governador Ricardo Ferraço como sucessor. Assim sendo, como defendido por PH, o caminho é apoiar a movimentação do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
O xis da questão: como o PSD vai ser valorizado nessa chapa?
Apetite
Em cenário nacional, o PSD demonstra apetite. Já reúne três governadores considerados como presidenciáveis: Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Jr. (Paraná) e Ronaldo Caiado (Goiás). Legenda tende a ser uma das protagonistas nos arranjos do tabuleiro nacional.
Folia I
Fim de semana vai ser agitado para políticos e festividades relacionadas ao pré-carnaval. No domingo (1º), haverá o trio elétrico em Vitória, na Praia de Camburi, lembrando o antigo Vital. Ação é capitaneada pelo prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Folia II
Outra atividade que vai reunir no domingo (1º) representantes da política é a Descida da Piedade, no Centro de Vitória. Já dá para perceber que haverá divisões de grupos com os eventos na cidade, até porque acontecem em horários, mais ou menos, semelhantes.
Contratação
Saiu pela bagatela de R$ 264.999,98 a locação de trios elétricos na Capital, por sinal, conforme consta no Diário Oficial do município.
Dupla corrida
Apaixonado por corridas de ruas, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), vai fazer dupla jornada de provas. Vai correr, neste sábado (31), em Marataízes. Já no domingo (1º), participa de evento esportivo em Vila Velha.
***
Encontro
Casagrande, como apontado por Poder ES Hoje, esteve em café da manhã com os presidentes das câmaras de vereadores nessa quinta-feira (29). E quem também esteve por lá foi o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), que ainda faz defesa para ser o candidato do governador, muito embora o socialista já tenha definido o vice Ricardo Ferraço (MDB) como nome dele.
***
Dança das cadeiras
Governo do Estado já se prepara para a dança das cadeiras no secretariado. Ocupantes de pasta têm mais dois meses para mostrar trabalho e caírem nas graças do eleitorado. Caberá a Ricardo (ou a Casagrande) a escolha da nova equipe.
Toda atenção I
Tem grupo político querendo ser punido. Isso porque, desde 1º de janeiro deste ano, todas as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições Gerais de 2026 ou eventuais candidatas e candidatos devem registrar o levantamento junto à Justiça Eleitoral, independentemente de divulgar os resultados.
Toda atenção II
Por enquanto, não há nenhuma pesquisa registrada no âmbito estadual no TSE.
É para valer!
Ministério Público Estadual (MPES) homologou as candidaturas dos promotores de Justiça Francisco Martínez Berdeal – atual procurador-geral de Justiça – e Danilo Raposo Lírio para a disputa da chefia da instituição. Eleição interna acontecerá no dia 6 de março.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que tem equipe criando exército de inteligência artificial no Espírito Santo…
Tá na rede
“Quem vive a cidade sabe: resultado não nasce de discurso, nasce de gestão. O povo de Viana não será enganado”
Gilson Daniel (Podemos), deputado federal











