O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), é tratado como virtual candidato ao Senado e as pesquisas de intenções de votos demonstram ele como favorito à primeira cadeira.
Caso ele mantenha a incursão para o Congresso, deverá ter “novos velhos” colegas. Isso porque pelo menos 12 governadores estaduais do País já estudam disputar vaga ao Senado, segundo levantamento de Veja. E pelas suas unidades da federação, eles são os favoritos.
Em 2026, o Senado vai renovar 54 das 81 cadeiras.
***
Efeitos das chuvas
Em seu tradicional “sextou, mas não sextarei”, Casagrande detalhou que vai passar o fim de semana mais em prontidão, verificando os efeitos das fortes chuvas no Estado.
Críticas
A deputada estadual Camila Valadão (Psol) teceu críticas ao senador Magno Malta. Destacou que o parlamentar voltou suas atenções para a caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreiras (PL/MG), enquanto o Espírito Santo sofre com as chuvas.
***
Quem é vivo…
Outro representante capixaba que está nesse movimento é o senador Marcos Do Val (Podemos). Será que a convivência com Magno foi pacífica?
***
Contagem
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), informou que mais de 100 mil estudantes já passaram pela Casa de Leis capixaba. “É assim que formamos cidadãos mais informados e participativos”.
Promessa é dívida
O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), mostrou que o prefeito de Marilândia, Gutim Astori (PSB), cumpriu uma promessa: pagar um churrasco. Mesa cheia e resenha política garantida.
***
Disputas I
Disputas nos processos eleitorais do Ministério Público Estadual (MPES). Conforme publicação dessa quinta (22), no Diário do órgão, buscam a vaga de corregedor-geral os procuradores de Justiça Fábio Vello Corrêa e Cezar Augusto Ramaldes da Cunha Santos.
Disputas II
Já para o posto de ouvidor estão no páreo os também procuradores de justiça Carla Viana Cola e Josemar Moreira.
Disputas III
Para procurador-geral de Justiça, as inscrições ainda não foram finalizadas. Até o momento, nos bastidores do MPES, somente o atual chefe da instituição, Francisco Berdeal, se inscreveu. Período de registro vai até segunda-feira (26). Até lá, muita expectativa para saber se o pleito terá ou não chapa única.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Pessimismo já ronda articulações de um grupo político.
Tá na rede
“Educação muda destinos e quando o investimento chega, o futuro responde”
Helder Salomão (PT), deputado federal












