O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), foi uma ausência sentida, nesta terça-feira (6), na entrega da reforma do 9º Distrito Policial de Cobilândia, importante unidade da Polícia Civil localizada no município canela-verde e que já chegou a sediar a Delegacia Regional de Cariacica, enquanto esta passava por reparos.
O palanque estava formado com a presença do governador Renato Casagrande (PSB) e do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Até o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), policial civil aposentado, marcou presença. Seria o primeiro encontro público após o socialista chancelar o nome do emedebista para a disputa ao Palácio Anchieta, ainda que Arnaldinho, na teoria aliado do governo, mantenha seu grupo em campo para validar seu próprio movimento.
O tucano foi representado pelo vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis (PSB), figura reconhecidamente fiel a Casagrande. A presença de Arnaldinho era aguardada, mas, segundo interlocutores, ele escalou Cael de última hora. No mesmo horário, o prefeito tinha agenda voltada à discussão da realização de um evento gospel no município.
No meio desse cenário, surgem as prioridades. Fica evidente que o prefeito optou por dialogar com um público que, por exemplo, pode apoiá-lo em uma eventual incursão ao governo do Estado, em detrimento de participar de uma solenidade que endossaria, de forma inequívoca, a política adotada por Casagrande.
Vale lembrar que Ricardo Ferraço é um dos coordenadores do programa Estado Presente, responsável por ditar as diretrizes das políticas de segurança pública no Espírito Santo. Assim, estar presente ao evento significaria, inevitavelmente, aplaudir um projeto que fortalece o emedebista, e não o tucano.
É claro que nem sempre será possível evitar encontros. Do ponto de vista institucional, prefeitura e governo são parceiros, como o próprio Casagrande destacou ao programa EntreVistas, do ES Hoje, ao afirmar que há força justamente porque caminham juntos.
Contudo, enquanto o processo eleitoral ainda estiver em construção, é plausível que ocorra um afastamento natural de Arnaldinho em relação à dupla Renato e Ricardo. Por ora, os interesses, especialmente os eleitorais, não se alinham.
***
Ainda sobre EntreVistas I
Casagrande afirmou que há pontes com o PT e que é válida a movimentação do partido da estrela vermelha em busca do Palácio Anchieta. Ponderou, porém, que as prioridades da legenda são, em ordem de prioridade: reeleger o presidente Lula; em seguida, manter Fabiano Contarato (PT) no Senado; e, depois, prosseguir com as bancadas no Congresso e na Assembleia Legislativa.
Ainda sobre EntreVistas II
O governador também disse que espera por um entendimento com a federação União Progressista, formada pelo partidos União Brasil e Progressistas. Diplomata, apontou, contudo, que nem tudo acontece no tempo em que ele deseja.
***
Elogios
Chamou a atenção do mercado político o discurso proferido pelo deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL). O parlamentar, que participa de uma ala bolsonarista menos radical, adotou elogios às ações adotadas pelo governo Casagrande para a redução dos homicídios no Espírito Santo.
***
Soltando o verbo I
Outro delegado de Polícia Civil vem chamando a atenção. Trata-se de Romualdo Gianordoli Neto. Ele vem compartilhando nas redes sociais o que teria motivado sua saída da subsecretaria de Inteligência, com críticas. Romualdo, dentre tantos trabalhos, teve reconhecimento recente por realizar, com grande equipe, a prisão do traficante Fernando Moraes Pimenta, o Marujo.
Soltando o verbo II
Por estar com críticas à gestão da segurança e pelo seu conteúdo estar sendo compartilhado por alas da direita, especula-se que o policial civil possa ser candidato a algum cargo eletivo neste ano.
***
Novo integrante I
O presidente do Republicanos, Erick Musso, fez “festa” para a chegada do consultor político Oziel Andrade ao partido, que até o último dia 3 de dezembro integrava o time da vice-governadoria do Estado. “Temos muito trabalho pela frente”, disse Erick.
Novo integrante II

Oziel já atuou com diversos políticos, como Ricardo Ferraço, o deputado federal Da Vitória (Progressistas) e o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB).
***
Outra filiação
Ainda nessa terça-feira (6), Erick e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), acompanharam a filiação do ex-deputado estadual Nilton Baiano ao modesto Democrata, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Baiano disputou, em 2022, eleição para a Assembleia Legislativa pelo União Brasil.
***
Fim do recesso I
O recesso das atividades judiciárias teve seu último dia nesta terça-feira (6). Pelos lados do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), por determinação da presidente do Pleno, desembargadora Janete Vargas Simões, foram realizadas diversas benfeitorias e reformas na infraestrutura do poder. As ações estão sendo realizadas no interior e na Grande Vitória.
Fim do recesso II
Pelos lados do Ministério Público Estadual (MPES), é esperada a largada a campanha pelo cargo de procurador-geral de Justiça. O atual detentor do posto, Francisco Martínez Berdeal, trabalhará pela sua recondução. Alas oposicionistas, como da promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, avaliam se entrarão no pleito.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Calendário foi criado com sucesso para evitar dissabores e confusões de encontros em um lado da política. Risos sem discórdias.
Tá na rede
“É assim que se faz política: de frente, com responsabilidade e lado definido”
Helder Salomão (PT), deputado federal











