Casa cheia “no Iúna”, como dizem os locais, na última sexta (28), para receber o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), e o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), na edição regional do “Vamos Nessa”, iniciativa que vem sendo encampada por Euclério.
Com uma mãozinha do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), outro aliado da dupla, o encontro funciona como um termômetro das movimentações de Ricardo rumo ao Palácio Anchieta.
A menos de um ano das eleições, o emedebista aparece atrás do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), nas pesquisas de intenção de voto ao governo — como as divulgadas recentemente por ES Hoje.
Embora Ricardo mantenha agendas frequentes com o governo pelo interior, eventos com clima de comício, como o de sexta, permitem uma aproximação mais direta com o eleitorado. E isso pode fazer diferença.
Historicamente, prefeituras dependem bastante do governo estadual, o que naturalmente cria uma vantagem para quem está na máquina.
O respaldo do interior, por exemplo, foi decisivo para que o governador Renato Casagrande (PSB) superasse Carlos Manato no acirrado segundo turno de 2022.
Claro que muitos fatores influenciam um pleito majoritário, mas o encontro do fim de semana mostra que o interior tende a manter forte capilaridade ao lado do grupo de Casagrande — cenário que aumenta o desafio para as pretensões de Pazolini e aliados.
***
Unidos pela fé
Evento “Trombetas e Festas”, promovido pela Igreja Cristã Maranata, no sábado (29), reuniu as principais lideranças políticas do Estado. Clima de respeito imperou.
Unidos pelo Flamengo
O momento de oração aconteceu concomitantemente ao jogo da final da Libertadores. Torcedores mais animados do Flamengo faziam aquela checagem discreta no celular. Ainda bem que o gol saiu no segundo tempo, né?
***
Animação
Governo estadual encaminhou ainda no sábado (29) projeto de lei que faz ajustes no Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, o Refis.
Novo parque estadual
Decreto do governo criou o Parque Estadual Saíra-Apunhalada no município de Vargem Alta. Área é reconhecida pela vegetação de Mata Atlântica.
Mais recursos
Governo disponibilizou mais recursos para as chamadas Indenizações Suplementares de Escala Operacional (ISEO), que são os pagamentos para que profissionais da segurança trabalhem em dias de folga, especialmente para a Polícia Militar. Medidas são para 2025 e 2026.
Troca-troca
Dança das cadeiras entre delegados de Polícia Civil. Houve até mudança de superintendente que há anos já estava na função…
Leis de Vitória
Capital agora possui lei que cria o Dia em Comemoração da Fundação da Associação dos Oficiais de Reserva do Exército (AORE-ES), a ser celebrado a cada 1º de julho.
***
Aquela selfie

Inauguração da Vila de Natal, na Praça do Papa, em Vitória, na última sexta (28), reuniu a tropa de choque aliada do prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), como o deputado federal Evair de Melo, Erick Musso, e o casal Carlos e Soraya Manato.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que o mercado aposta num cavalo de pau de um agente político. Mudança abalaria estruturas. Será?
Tá na rede
“É justiça tributária na vida real, do jeito que o Brasil precisava”
Helder Salomão (PT), deputado federal











