No dia em que completou 65 anos, nesta quarta-feira (3), o governador Renato Casagrande (PSB) manteve uma agenda intensa. Em um encontro marcado pela presença de dezenas de prefeitos capixabas, o socialista deixou aquele que pode ser considerado seu principal recado para 2026.
O evento, o “Encontro de Gestores”, promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), reuniu lideranças de todas as regiões. Após apresentações e discursos de aliados, Casagrande fez um balanço de sua gestão e reforçou um mantra que pretende levar adiante: não errar o caminho até 2026.
Na plateia estava o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), seu nome predileto para a disputa do Palácio Anchieta, em 2026, acompanhado de prefeitos de diferentes partidos — de Kleilson Rezende (PSB/Pedro Canário) a Edu do Restaurante (PL/Domingos Martins). Casagrande evitou transformar a ocasião em palanque explícito, preferindo destacar a importância do grupo e a atuação de cada gestor.
Ele citou os investimentos bilionários feitos neste ano e, sem mencionar diretamente o ex-governador Paulo Hartung (PSD), comparou o volume de aplicações em ações estruturantes entre 2015 e 2018 com o cenário atual, afirmando que coragem e disposição para realizar os sonhos da população são indispensáveis – o que, no caso, ele teve.
Ao tratar de 2026, procurou sensibilizar os presentes. Reforçou que precisará do engajamento de todos e alertou que o Espírito Santo não pode seguir pelo caminho errado. Como bom cristão, usou parábolas para transmitir a verdadeira mensagem.
Casagrande tem plena consciência de que o apoio dos prefeitos é decisivo em qualquer disputa — lembrança que resgatou ao mencionar a eleição de 2022. Disse que o ambiente político daquele ano não era favorável, mas que os resultados de sua administração fizeram a diferença.
Para quem ouviu com atenção, ficou claro qual é o “caminho errado” e qual é a trilha que ele considera segura: a continuidade do projeto liderado por ele e pelo grupo que hoje comanda o Estado.
***
Meu precioso I
Horas depois do fechamento da coluna de quarta-feira (3) de Poder ES Hoje, o PSDB encaminhou o partido, em nível estadual, para o comando do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Meu precioso II
Como destacado neste espaço, Arnaldinho deve trazer o deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos) para a sigla tucana. Outro que pode desembarcar no ninho é o deputado estadual Dr. Bruno Resende (Podemos). O parlamentar da Assembleia Legislativa tem vontade de disputar vaga na Câmara dos Deputados.
Meu precioso III
Outro ponto envolve a disputa na Assembleia Legislativa. Pontos de interrogação sobre viabilidades aos envolvidos no partido atualmente, como o líder do governo, Vandinho Leite (PSDB).
Meu precioso IV
Lembrando que Arnaldinho segue na toada de manter seu posicionamento de pré-candidatura ao governo do Estado e ter a bênção de Casagrande.
***
Deu sorte
Ainda sobre Arnaldinho, o prefeito acompanhou o título do Brasileirão que o Flamengo conquistou nessa quarta-feira (3), diretamente do Maracanã.
***
Corrida contra o tempo
Assembleia Legislativa só tem mais duas semanas para votar tudo o que é necessário. Não são descartadas realizações de mais sessões em um mesmo dia.
“Quase cinquentão”
O deputado federal Amaro Neto (Republicanos) levou na brincadeira, nesta quinta-feira (4), o aniversário dele. Disse que é “quase um cinquentão” ao completar 49 anos.
***
Conexão

O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, aproveitou compromisso em São Paulo para visitar o colega que dirige o partido em São Paulo, Roberto Carneiro. Conexão segue forte.
***
Abono
Prefeitura de Vitória anunciou abono de R$ 2 mil para os servidores. Objetivo, desde o início, era de que o valor fosse superior ao anunciado pelo Estado, de R$ 1.200.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dirigente surge como tentação para uma “famosa”. Ele quer ser a mosca azul da política para ela. Risos eleitorais.
Tá na rede
“Nos próximos dias estarei em Brasília, participando de reuniões com o Diretório Nacional do PT sobre os projetos para o ano de 2026. Serão dias de muita formulação e com objetivo de avançar na construção de um futuro ainda melhor para o Espírito Santo e o Brasil”
João Coser (PT), deputado estadual e presidente estadual do PT











