Semana agitada com articulações em diversos núcleos políticos. Acompanhe os principais fatos e análises:
PSDB e Arnaldinho? I
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), mantém sua peregrinação em busca de um ninho que seja seu. Com portas abertas para o PRD e o Solidariedade, o canela-verde foi em direção ao PSDB, reduto de desafeto político dele, o ex-prefeito vilavelhense Max Filho (PSDB). E há combinação para isso?
PSDB e Arnaldinho? II
O encontro com o futuro presidente nacional da legenda tucana, o deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG), conforme publicado por ES Hoje, rendeu diversas especulações acerca do futuro e das pretensões do partido em nível nacional e estadual também. Em nível nacional, o mineiro já frisou que a legenda é antagonista aos movimentos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para os universos estaduais, destacou a necessidade de colocar a sigla de volta às grandes decisões nacionais, além de fugir do ambiente da atual polarização entre lulistas e bolsonaristas.
PSDB e Arnaldinho? III
Não é de hoje que o PSDB vem de uma maré baixa. Houve especulação de uma possível federação com o Podemos, que não foi para frente. A sigla perdeu importantes quadros nos âmbitos nacional e estaduais. Há um sentimento, então, de necessidade claro de renovação. Outro fator imperioso é questão de recursos. Com somente 13 deputados federais, o partido é dono de uma fatia de R$ 147 milhões do fundo eleitoral. Considerando o universo brasileiro, não é muito, mas também não pode ser considerado como qualquer troco. Haveria recursos suficientes para grandes campanhas no Espírito Santo, além das proporcionais?
PSDB e Arnaldinho? IV
Como destacado primeiramente pelo colega Vitor Vogas, do ES360, a vigência do diretório partidário do PSDB, no Estado, vai até o próximo domingo (30). E lá estão nomes conhecidos da política capixaba, como o deputado estadual Vandinho Leite, atual presidente; o deputado estadual Mazinho dos Anjos, secretário-geral; dentre outros. Uma eventual chegada de Arnaldinho, portanto, mexeria com todo o tabuleiro já estabelecido.
PSDB e Arnaldinho? V
Se for pelo discurso de renovação, Arnaldinho e PSDB, na teoria, se combinariam. Problema é: teria o canela-verde condições de formar uma chapa altamente competitiva visando a Câmara dos Deputados? Seu trunfo seria o atual deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos), mas uma disputa proporcional depende de mais atores políticos para que o número mágico seja atingido. Dono de muitos votos, o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), sentiu na pele isso, em 2022, quando foi candidato a deputado federal pelo PSC. Fez sua parte, mas a chapa montada não lhe ajudou.
PSDB e Arnaldinho? VI
Só que existem “poréns”. Há de se salientar como a possível chegada dele ao PSDB poderá ser vista pelo Palácio Anchieta. Arnaldinho quer ser o candidato com a bênção do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e desbancar nessa corrida o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
PSDB e Arnaldinho? VI
O PSDB abriga justamente o líder do governo na Assembleia (Vandinho Leite) e ainda o presidente da Comissão de Finanças naquela Casa de Leis (Mazinho dos Anjos), ou seja, figuras que são densamente importantes para o controle da “tranquilidade” governamental no parlamento.
PSDB e Arnaldinho? VIII
A legenda ainda, até pouco tempo atrás, era “casa” de Ricardo Ferraço e é aliada, até o momento, da incursão do vice para a disputa do Palácio Anchieta. Dessa forma, o movimento de Arnaldinho não foi tão bem visto assim no ninho tucano.
PSDB e Arnaldinho? IX
É notório que o PSDB busca por melhores dias e por notoriedade como outrora tinha. E quem diria que o prefeito canela-verde iria justamente bater à porta do partido que conta com Max Filho, justamente um de seus maiores rivais recentes. O mundo sempre dá voltas…
***
Futuro I
A filiação do presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, ao Republicanos, realizada nesta quarta-feira (26), em Brasília, reforça o movimento de reorganização da legenda no Espírito Santo para as eleições de 2026.
Futuro II
Goggi chega para compor o grupo que deve disputar vagas na Assembleia Legislativa. Ele se soma aos atuais deputados estaduais Alcântaro Filho e Bispo Alves, ambos do Republicanos. Enquanto isso, Hudson Leal e Sergio Meneguelli são apontados como possíveis baixas da sigla.
Futuro III
Nos últimos meses, o Republicanos já havia atraído nomes de peso, como o Coronel Ramalho — cotado para a disputa na Assembleia Legislativa, mas com chances reais de concorrer à Câmara dos Deputados — e também deve ser o destino do casal de ex-deputados federais Carlos Manato e Soraya Manato.
Futuro IV
Um aspecto chama atenção: a filiação de Goggi ocorreu na presença do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira; do presidente estadual, Erick Musso; do deputado federal Amaro Neto; e do deputado federal Messias Donato. Este último é o ponto sensível da equação.
Futuro V
Messias é aliado de primeira hora do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, por sua vez, integra o grupo político do governador Renato Casagrande (PSB), que visa a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Palácio Anchieta. Já o Republicanos impulsiona, de maneira cada vez mais clara, a pré-candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao governo do Estado.
Futuro VI
A participação de Messias no ato de filiação de Goggi mostra que, por enquanto, sua permanência no partido ocorre sem ruídos. No entanto, é preciso observar os próximos passos: pelo seu desempenho eleitoral e pela força política de Euclério em Cariacica, Messias tem potencial para puxar votos e contribuir de forma decisiva para a chapa federal da sigla.
Futuro VII
O fato é que o Republicanos avança de forma organizada na montagem de suas candidaturas proporcionais, enquanto outras legendas ainda demonstram indefinição sobre seus rumos para 2026.
***
E ainda teve… I
Casa cheia para evento no Caparaó com Euclério Sampaio (MDB) e Ricardo Ferraço (MDB), no município de Iúna, nessa sexta (28).
E ainda teve… II
Assembleia Legislativa vai ter espaço para mais duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) no ano que vem.
***
Foto da semana
Casagrande, Ricardo, Euclério e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), estiveram juntos em evento nessa quinta-feira (27). Andaram juntos no mesmo carro, inclusive. Pergunta que não quer calar: quem vai pegar carona com quem no processo eleitoral?
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Desejamos um ótimo fim de semana











