Em pleno ano eleitoral, a Assembleia Legislativa vai ter espaço para duas novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).
Após o arquivamento da CPI da Habitação, que era comandada por Vandinho Leite (PSDB), a próxima a ser finalizada, ainda neste ano, será a de Explosivos, de Denninho Silva (União Brasil), que já havia sido esvaziada.
Segundo interlocutores da Casa de Leis, não necessariamente serão instauradas comissões que sigam à risca orientações do governo. Há a intenção de que sejam realizadas ações que tenham relevância.
Ainda nos bastidores, a medida seria vista como trunfo para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), que pode criar barulhos e empecilhos para diferentes grupos políticos.
A Assembleia pode ter em vigência cinco CPIs. Com as manobras, somente três ficarão em funcionamento.
Ritmo frenético
Casa de Leis deve ter ritmo frenético de trabalhos. Serão só mais três semanas à disposição para finalizar sessões solenes, bem como aprovar projetos, como o do Orçamento.
***
Leis de Vitória
Capital agora tem o Dia de Comemoração da Fundação da Sociedade Amigos do Batalhão Tibúrcio, a ser celebrado a cada 19 de abril.
Leis de Vila Velha?
Parte presente e constante desta coluna, os vereadores de Vila Velha seguraram o pé com suas normas criativas.
***
Créditos
Fim de ano e gestões seguem abrindo créditos suplementares para colocar as contas em dia. A Secretaria de Estado da Saúde, por exemplo, foi beneficiada com uma leva de R$ 100 milhões.
***
Agenda em São Paulo
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), participa de agenda em São Paulo, nesta sexta-feira (28), para falar sobre o programa Estado Presente.
Agenda no interior
Já o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), ruma para o interior nesta sexta. Ibatiba e Iúna são os destinos.
Palanque
Como destacado por esta coluna nos últimos dias, o projeto “Vamos Nessa”, capitaneado pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), vai ter como protagonistas, em Iúna, além dele, Ricardo e o deputado federal Gilson Daniel (Podemos). 2026 é logo ali.
***
Visita

O vereador de Vila Velha Doutor Hércules Silveira (Progressistas) visitou, nessa quinta-feira (27), o presidente estadual da legenda dele, o deputado federal Da Vitória (Progressistas). O veterano deve fazer movimento para voltar à Assembleia Legislativa.
***
Segurança
O senador Marcos do Val lançou em Vitória, nesta sexta-feira (28), o que chama de “maior programa de segurança pública integrada e tecnológica já desenvolvido para o Espírito Santo. segundo ele, o projeto tem como foco fortalecer as estruturas locais e modernizar a atuação das forças de segurança. O lançamento foi em sala cinema de Vitória.
Disputa turística
Programada para dezembro no pelotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a exposição Itinerante do Museu da História da Moto, virou disputa entre as cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica. O projeto para um museu fixo, une cultura e história do motociclismo por meio de acervos raros e ações educativas. E pode mexer com a economia, por se tornar espaço de contato direto com colecionadores e especialistas. E, então, se fixar em uma cidade.
Case capixaba
A promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, será a única mulher a participar de um importante debate sobre corrupção promovido pela Transparência Internacional – Brasil e o Insper, em São Paulo. O evento anual vai ter como tema “Corrupção e Crime Organizado: desafios para os setores público e privado no brasil”, e vai abordar o case de sucesso do Espírito Santo, que virou a página de um Estado que era dominado pela violência e corrupção e que hoje é referência nacional em gestão fiscal, transparência e governança. Maria Clara, que tem uma atuação consolidada na agenda anticorrupção e da transparência no Espírito Santo, vai dividir os microfones com o governador Renato Casagrande, o professor Rafael Simões e o diretor-presidente do ES em Ação, Fernando Saliba.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Evento recente de um político causou estranheza e piadas entre colegas do meio. Não que isso seja novidade, considerando quem é.
Tá na rede
“A simplicidade da roça me ensinou a tratar bem, ouvir mais e valorizar cada encontro”
Evair de Melo (Progressistas), deputado federa











