A alcunha pode ser “Corrida da Cidadania”, mas a prova que acontece no domingo (23) e que é promovida pela Assembleia Legislativa, terá uma coloração partidária bem diversificada. Além do presidente da Casa de Leis, Marcelo Santos (União Brasil), os demais deputados estaduais são esperados, assim como outros políticos que costumam correr e ainda realizam maratonas políticas.
Como de costume, também é aguardada a participação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que frequentemente, aos fins de semana, participa de provas do tipo. A ver como será a convivência com parlamentares da oposição, caso estejam presentes — como Lucas Polese (PL).
Vale lembrar que a prova de rua da Assembleia Legislativa acontece em um momento bastante decisivo. Políticos estão a pouco mais de cinco meses de definirem seus futuros partidários para o pleito do ano que vem.
***
Enxurrada de projetos I
Ainda sobre a Assembleia Legislativa, a expectativa é de votação de uma enxurrada de projetos — especialmente do governo estadual — nas próximas semanas. A Casa de Leis está a um mês de começar seu recesso.
Enxurrada de projetos II
O mais importante deles é a Lei Orçamentária, que deve ser votada na última semana de trabalho dos deputados estaduais. Há uma questão muito importante pendente: o valor das emendas parlamentares para 2026.
***
Amém!
Antes dos compromissos do fim de semana, Casagrande participou, nesta quinta-feira (21), da tradicional missa solene do Dia de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Mezzari.
***
Visita I
O deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) visitou, nesta semana, o comandante-geral da Polícia Militar capixaba, coronel Douglas Caus. Denninho afirmou que “vagabundo desce no saco preto”. Caus, mantendo sua postura impassível, corroborou a declaração e avisou para criminosos saírem do Estado, dentre outras coisas…
Visita II
O nome de Caus tem sido cada vez mais ventilado para uma possível incursão na disputa de cargo eletivo. Ele, contudo, nega.
***
Nada de confra
Neste 20 de novembro, aproveitando o feriado da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Vitória promoveu confraternização dos servidores. Por apenas o vereador Esmael (PSD) e a turma de seu gabinete não participaram. O comentário é que ele não autorizou, com risco de exoneração para quem fosse.
Que situação…
O Ministério Público Estadual (MPES) instaurou inquérito civil para “apuração de supostas irregularidades cometidas” por servidores de uma escola de Vila Velha, “onde supostamente estariam comendo a merenda dos alunos e levando comida e insumos para casa”.
Correria
Os bastidores do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) são de total correria para a posse da desembargadora Janete Simões como nova presidente, no próximo dia 11 de dezembro. Definições de atuações, dentre outras pendências, estão sendo dialogadas no Judiciário.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um político deu ordens para “esconder” um colega. Será que é medo ou represália?
Tá na rede
“Como combater o crime sem saber quem estamos enfrentando?”
Fabiano Contarato (PT), senador












