Dólar Em alta
5,357
1 de dezembro de 2025
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Freitas na mira dos ataques de Marcelo Santos

A menos de um ano das eleições, o clima entre integrantes do governo e parlamentares segue tenso, especialmente entre aqueles que pretendem disputar cargos em 2026. Mais uma vez, o diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Freitas (PSB), virou alvo do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).

Na segunda-feira (24), Marcelo abriu espaço na tribuna para o vereador de São Mateus, Cristiano Balanga (Progressistas), que voltou a cobrar melhorias na Ponte do Nativo, na ES-010, estrutura ainda de madeira.

Durante o discurso, Balanga relatou ter solicitado providências ao DER-ES e afirmou que Freitas, em determinado momento, teria mandado que ele “calasse a boca” sobre o assunto.

A declaração inflamou Marcelo, que elevou o tom contra o diretor-presidente do DER-ES, algo que, aliás, não é novidade neste ano.

O presidente da Assembleia fez questão de lembrar que Freitas não foi eleito pelo povo, numa clara provocação ao desempenho do ex-deputado estadual em 2022, quando ficou como suplente na chapa federal do PSB. Em seguida, ressaltou que o vereador possui mandato e, portanto, legitimidade para cobrar. Também corrigiu Balanga, que o havia chamado de “secretário”: Marcelo frisou que Freitas é “diretor”, numa nova cutucada, reduzindo o peso político do cargo ocupado por ele.

Apesar da aliança histórica com o governador Renato Casagrande (PSB), Marcelo não tem poupado críticas a integrantes do primeiro escalão ou de autarquias.

Esse “fogo amigo” se intensificou nos últimos meses, alimentado pela proximidade das eleições e pela movimentação de secretários que pretendem concorrer, tornando-se adversários diretos de parlamentares.

Freitas, por sua vez, atua em uma área altamente visada. Apontado como provável candidato a deputado federal novamente, está ainda mais exposto.

Se o cenário já é turbulento agora, a tendência é de agravamento até abril do próximo ano, quando ele precisará se desligar do cargo para entrar oficialmente na disputa.

Resta ao governo avaliar o quanto esse desgaste pode afetar as pretensões do grupo na tentativa de manter o comando do Palácio Anchieta. A ver.

Que situação

Sujões na Assembleia Legislativa têm descartado alimentos em vasos sanitários na Casa de Leis, o que tem provocado entupimentos.

***

Créditos

Governo do Estado abriu crédito suplementar de R$ 250 milhões. O polpudo valor é destinado para incentivo ao setor privado via Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias.

***

We are Guns’n Roses I

Políticos do Estado aproveitaram a confirmação do show do Guns’n Roses para fazerem conteúdos. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o vice Ricardo Ferraço (MDB) fizeram um bate-bola e exaltaram a importância de o Espírito Santo ter um complexo como o Kleber Andrade, local da apresentação da banda de rock dos EUA.

We are Guns’n Roses II

Marcelo Santos fez brincadeira com a chuva dessa segunda-feira (24) e a música do grupo “November Rain” (“Chuva de Novembro”, em tradução literal) para falar que o time de Axl Rose vem ao solo capixaba.

***

Sorry Euclério

Após protesto do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), a organização do show corrigiu a localização de Vitória para Cariacica. Mas no pôster de divulgação mundial segue lá o nome da capital capixaba. It happens.

Todo mundo junto

Euclério, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), e o governador Casagrande – e provavelmente Ricardo – vão estar juntos nesta quinta (27). Momento de solenidade de assinatura da “Ordem de Serviço do Expresso GV”, Corredor Exclusivo de Ônibus na avenida Carlos Lindenberg, conectando Vila Velha a Cariacica.

Pergunta que não quer calar?

Será este momento de definição do candidato ao governo com a bênção de Casagrande? Ricardo é o favorito e Arnaldinho corre por fora.

***

Encontro

Freitas na mira dos ataques de Marcelo Santos

Falando em Ricardo, o vice-governador recebeu, nessa segunda, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e a comitiva dos prefeitos de Santa Teresa, Kleber Medici (PSDB), e de Itarana, Vander Patrício (PSB).

***

E agora?

Está nas mãos de Casagrande a escolha do próximo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado. Houve empate na lista ao chefe do Poder Executivo. Estão no páreo o atual procurador-geral, Luciano Vieira, e o procurador Heron Oliveira.

Posses

Dezembro agitado nos Plenos. O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho toma posse como presidente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no dia 10. Na data seguinte, é a vez da desembargadora Janete Simões Vargas na solenidade de investidura do cargo de presidente do Tribunal de Justiça (TJES).

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Raposa política daquelas tem bom recall para um possível retorno a um poder.

Tá na rede

“Defender a democracia é defender o Brasil e não haverá anistia para quem atentou contra ela”

Helder Salomão (PT), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]