A menos de um ano das eleições, o clima entre integrantes do governo e parlamentares segue tenso, especialmente entre aqueles que pretendem disputar cargos em 2026. Mais uma vez, o diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Freitas (PSB), virou alvo do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).
Na segunda-feira (24), Marcelo abriu espaço na tribuna para o vereador de São Mateus, Cristiano Balanga (Progressistas), que voltou a cobrar melhorias na Ponte do Nativo, na ES-010, estrutura ainda de madeira.
Durante o discurso, Balanga relatou ter solicitado providências ao DER-ES e afirmou que Freitas, em determinado momento, teria mandado que ele “calasse a boca” sobre o assunto.
A declaração inflamou Marcelo, que elevou o tom contra o diretor-presidente do DER-ES, algo que, aliás, não é novidade neste ano.
O presidente da Assembleia fez questão de lembrar que Freitas não foi eleito pelo povo, numa clara provocação ao desempenho do ex-deputado estadual em 2022, quando ficou como suplente na chapa federal do PSB. Em seguida, ressaltou que o vereador possui mandato e, portanto, legitimidade para cobrar. Também corrigiu Balanga, que o havia chamado de “secretário”: Marcelo frisou que Freitas é “diretor”, numa nova cutucada, reduzindo o peso político do cargo ocupado por ele.
Apesar da aliança histórica com o governador Renato Casagrande (PSB), Marcelo não tem poupado críticas a integrantes do primeiro escalão ou de autarquias.
Esse “fogo amigo” se intensificou nos últimos meses, alimentado pela proximidade das eleições e pela movimentação de secretários que pretendem concorrer, tornando-se adversários diretos de parlamentares.
Freitas, por sua vez, atua em uma área altamente visada. Apontado como provável candidato a deputado federal novamente, está ainda mais exposto.
Se o cenário já é turbulento agora, a tendência é de agravamento até abril do próximo ano, quando ele precisará se desligar do cargo para entrar oficialmente na disputa.
Resta ao governo avaliar o quanto esse desgaste pode afetar as pretensões do grupo na tentativa de manter o comando do Palácio Anchieta. A ver.
Que situação
Sujões na Assembleia Legislativa têm descartado alimentos em vasos sanitários na Casa de Leis, o que tem provocado entupimentos.
***
Créditos
Governo do Estado abriu crédito suplementar de R$ 250 milhões. O polpudo valor é destinado para incentivo ao setor privado via Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias.
***
We are Guns’n Roses I
Políticos do Estado aproveitaram a confirmação do show do Guns’n Roses para fazerem conteúdos. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o vice Ricardo Ferraço (MDB) fizeram um bate-bola e exaltaram a importância de o Espírito Santo ter um complexo como o Kleber Andrade, local da apresentação da banda de rock dos EUA.
We are Guns’n Roses II
Marcelo Santos fez brincadeira com a chuva dessa segunda-feira (24) e a música do grupo “November Rain” (“Chuva de Novembro”, em tradução literal) para falar que o time de Axl Rose vem ao solo capixaba.
***
Sorry Euclério
Após protesto do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), a organização do show corrigiu a localização de Vitória para Cariacica. Mas no pôster de divulgação mundial segue lá o nome da capital capixaba. It happens.
Todo mundo junto
Euclério, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), e o governador Casagrande – e provavelmente Ricardo – vão estar juntos nesta quinta (27). Momento de solenidade de assinatura da “Ordem de Serviço do Expresso GV”, Corredor Exclusivo de Ônibus na avenida Carlos Lindenberg, conectando Vila Velha a Cariacica.
Pergunta que não quer calar?
Será este momento de definição do candidato ao governo com a bênção de Casagrande? Ricardo é o favorito e Arnaldinho corre por fora.
***
Encontro

Falando em Ricardo, o vice-governador recebeu, nessa segunda, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e a comitiva dos prefeitos de Santa Teresa, Kleber Medici (PSDB), e de Itarana, Vander Patrício (PSB).
***
E agora?
Está nas mãos de Casagrande a escolha do próximo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado. Houve empate na lista ao chefe do Poder Executivo. Estão no páreo o atual procurador-geral, Luciano Vieira, e o procurador Heron Oliveira.
Posses
Dezembro agitado nos Plenos. O desembargador Namyr Carlos de Souza Filho toma posse como presidente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) no dia 10. Na data seguinte, é a vez da desembargadora Janete Simões Vargas na solenidade de investidura do cargo de presidente do Tribunal de Justiça (TJES).
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Raposa política daquelas tem bom recall para um possível retorno a um poder.
Tá na rede
“Defender a democracia é defender o Brasil e não haverá anistia para quem atentou contra ela”
Helder Salomão (PT), deputado federal











