A 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) começa oficialmente nesta segunda-feira (10) em Belém, no Para. E um ator político capixaba trabalha para ter destaque, em níveis nacional e internacional, ao longo do evento: o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
O chefe do Executivo estadual é um dos políticos brasileiros que há mais tempo atuam na área ambiental. Formado em engenharia florestal, Casagrande possui conhecimento técnico que o aproxima naturalmente das pautas ecológicas. Desde que retornou ao comando do Palácio Anchieta, após vencer as eleições de 2018, o tema tem estado constantemente em seu radar.
Embora enfrente críticas sobre a concessão de parques estaduais e os resultados dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) ligados ao “pó preto”, é inegável que o governador tem contribuído para o debate climático. Seu grande desafio, a partir dos anúncios do Espírito Santo na COP30, será transformar compromissos em ações concretas que gerem efeitos reais no meio ambiente capixaba.
Com projetos e iniciativas relevantes, Casagrande pode se consolidar, a partir de 2027, como uma voz nacional de peso em um tema cuja importância tende apenas a crescer. Atualmente, ele preside o Consórcio Brasil Verde, que reúne 15 estados e busca conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade climática, uma proposta que reflete o esforço de avançar na agenda ambiental.
Além disso, o governador é apontado como forte candidato ao Senado em 2026. As pesquisas mais recentes do Instituto Perfil, divulgadas por ES Hoje, o colocam como favorito na disputa. Caso confirme essa vitória e dependendo do cenário político nacional, Casagrande poderá ampliar sua capacidade de interlocução e influência sobre políticas ambientais.
O fato é que, em um momento crítico para o meio ambiente em todas as esferas, quem apresenta soluções concretas sai na frente. Casagrande tenta colher agora os frutos das sementes que vem plantando. A COP30 pode servir de vitrine para sua atuação, mas essa exposição só se sustentará se vier acompanhada de resultados palpáveis no médio prazo.
Casa Sustentabilidade
A delegação de políticos do Espírito Santo já se reuniu neste domingo (9) durante a inauguração da Casa Sustentabilidade Brasil. Casagrande marcou presença no local, assim como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), que busca ser o candidato ao governo com a bênção do atual chefe do Poder Executivo capixaba.
Licença
Arnaldinho, por sinal, ficará licenciado do comando da cidade canela-verde entre os dias 9 e 14 de novembro. O vice-prefeito Cael Linhalis (PSB) assume interinamente o cargo de prefeito.
Mais capixabas
Além de representantes do Poder Executivo, o Espírito Santo contará com a presença de membros de outras instituições, como o Ministério Público Estadual (MPES), por exemplo.
***
Pé no freio I
Enquanto Casagrande estiver na COP30, a previsão é de que o governo segure o envio de matérias mais delicadas para apreciação na Assembleia Legislativa.
Pé no freio II
Outra boa notícia para a gestão do governador foi o anúncio da suspensão da greve por parte dos servidores estaduais. Segundo o Sindipúblicos, houve retomada das negociações para implementação das medidas estruturantes reivindicadas pela categoria.
***
Agendas
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), tem previsão de ir a Brasília nesta quarta-feira (12). Já na sexta-feira (14), segue para o interior. Ele continua fazendo seus movimentos para consolidar sua campanha ao Palácio Anchieta.
***
Samba no pé I
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), manteve a evolução e a harmonia neste fim de semana ao participar das feijoadas das escolas de samba Unidos de Jucutuquara e Pega no Samba. Carnaval já é logo ali…
Samba no pé II
A feijoada da Pega no Samba, por sinal, reuniu políticos das mais diversas “agremiações”, como os deputados estaduais Dary Pagung (PSB), João Coser (PT) e Mazinho dos Anjos (PSDB).
***
Leis de Vila Velha
A cidade canela-verde agora tem o Dia Municipal das Religiões dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, a ser celebrado todo dia 8 de dezembro. Viva a diversidade de crenças e religiões, por sinal.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que o incômodo de um grupo com determinado político só cresce. Cenas dos próximos capítulos…
Tá na rede
“Colatina realmente é maravilhosa”
Sérgio Meneguelli (Republicanos), deputado estadual











