O Republicanos vai montando sua tropa de choque para a disputa do ano que vem. A chegada do secretário de Meio Ambiente de Vitória, coronel Ramalho, e o já aguardado desembarque do clã Manato — Carlos e Soraya — reforça a ala mais à direita da legenda, que busca assumir o protagonismo como principal antagonista do grupo do governador Renato Casagrande (PSB) no pleito de 2026.
É dado como certo que o partido perderá o deputado federal Messias Donato, que deve seguir o caminho do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). Aliado de Casagrande, Euclério já se movimenta para apoiar a candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Palácio Anchieta. Também devem deixar a sigla os deputados estaduais Hudson Leal e Sérgio Meneguelli.
Ainda assim, o Republicanos mantém nomes de peso, como o deputado federal Amaro Neto, o mais votado de 2018, e os deputados estaduais Alcântaro Filho, Bispo Alves e Pablo Muribeca, que se destacou na eleição passada ao chegar ao segundo turno na disputa pela Prefeitura da Serra.
Determinado a ganhar musculatura para sustentar a candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao governo estadual, o partido segue organizando seu grupo para as disputas proporcionais, fundamentais na guerra pelas vagas majoritárias, governo e Senado. Há, inclusive, a possibilidade de o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi, reforçar o time na corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa.
É fato que a maior parte da classe política capixaba está alinhada ao projeto de Casagrande. Mas há figuras que não podem ser ignoradas. Ramalho, apesar de não ter conquistado mandatos em 2022 e 2024, mantém diálogo no campo da segurança pública e ainda conversa com o eleitorado bolsonarista, onde se firmou nos últimos anos.
O mesmo vale para Manato. Em 2022, foi um adversário duro para Casagrande na disputa pelo governo. Seu capital político pode não ser o mesmo de antes, mas continua relevante: e, no fim das contas, voto somado é voto contado numa eleição que promete ser acirrada.
Aos poucos, o Republicanos se estrutura para 2026 e se coloca, abertamente, na briga para ocupar o espaço de referência da direita no Estado. A dúvida é: o PL de Magno Malta embarca nesse projeto? Cenas dos próximos capítulos.
***
Agora vai
Gradativamente, a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce vem divulgando o que irá fazer com os recursos. A bola da vez são milhões de reais para a rodoviária de Linhares.
Ecos…
Questão da tragédia ambiental do Rio Doce deve ser debatida nas próximas eleições e até definir representantes da região.
Créditos e mais créditos
Como esta coluna vem abordando, gestões estão usando os últimos dias do ano para chuva de créditos suplementares.
***
Colado
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), vem, cada vez mais, atrelando sua imagem a do governador Renato Casagrande (PSB). Sinais de definição no Palácio Anchieta?
Contra-ataque
Deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) vem se defendendo de ataques da direita e começa a turbinar, nas redes sociais, suas produções na Assembleia Legislativa, além de compartilhar histórias que possam cativar o eleitor para o ano que vem.
***
Encontro

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) se encontrou com o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) nessa segunda-feira (17). Gandini, por sinal, estaria atrás de nova sigla para a disputa de 2026…
***
Delegação esvaziada
Poucos representantes de instituições capixabas seguem na COP30, em Belém (PA). O grande boom aconteceu na primeira semana.
Eleição
Ministério Público de Contas Estadual define nesta quarta-feira seu novo procurador-geral nesta quarta-feira (19). Favorito é o atual ocupante do posto, Luciano Vieira.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Personalidades da política voltaram a ser vistas juntas depois de muito tempo. Risos.
Tá na rede
“São quase três décadas caminhando ao lado dos cafeicultores”
Evair de Melo (Progressistas), deputado federal











