Dólar Em alta
5,346
7 de outubro de 2025
terça-feira, 7 de outubro de 2025

Um par do Republicanos cobiçado por grupos rivais

A menos de um ano das eleições de 2026, o Republicanos no Espírito Santo — que aposta na pré-candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao governo do Estado — tem em suas fileiras dois nomes cobiçados por grupos rivais na disputa pelo Palácio Anchieta.

Trata-se de dois aliados e amigos: o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, e o deputado federal Amaro Neto, ambos do Republicanos.

Vale recordar: em 2024, Amaro trabalhou intensamente pela eleição de Rodrigo Borges na Cidade Saúde. O principal adversário do republicano foi o deputado estadual Zé Preto (Progressistas), que contava com o apoio da base governista.

O que poderia ter se tornado um obstáculo na relação de Rodrigo Borges com o Palácio Anchieta, no entanto, não se confirmou. Pelo contrário: a cada dia o prefeito de Guarapari estreita laços com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). O entrosamento é tamanho que já se especula sobre a permanência de Rodrigo no Republicanos.

Amaro Neto segue em situação semelhante. E ainda pesa nessa equação a provável saída do deputado federal Messias Donato (Republicanos), que deve acompanhar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), para onde ele decidir se filiar.

Com isso, Amaro Neto, que em 2022 obteve 52.375 votos (depois de ter sido o mais votado em 2018, com 181.814 votos), precisa de garantias de que terá estrutura e base eleitoral suficientes para buscar um terceiro mandato na Câmara.

A política, como se sabe, é um jogo — e o humor do Palácio Anchieta pode influenciar os próximos movimentos. Caso o governo queira reforçar seu capital político para enfrentar Pazolini em 2026, não está descartada a tentativa de atrair esses dois republicanos de perfil mais moderado.

O fato é que há muitas costuras a serem feitas até o próximo pleito. E, enquanto isso, os grupos que se movimentam em torno da sucessão estadual enxergam nas pontas soltas do Republicanos uma oportunidade de fortalecer seu próprio lado — e enfraquecer o adversário.

***

Comemoração I

Casagrande, que esteve no fim de semana em Brasília, para agendas, celebrou a conversa do presidente Lula (PT) com o colega americano Donald Trump.

Comemoração II

“A notícia sobre a reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos para tratar das tarifas impostas por Trump nos anima. As relações entre os países devem ser guiadas pelo diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”, disse Casagrande.

Comemoração III

O governo estadual criou grupos específicos para monitorar e auxiliar os setores mais prejudicados com o tarifaço.

***

Aquela música

Se tiver evento e se tiver palco armado, lá vai o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), cantar “Verdade Chinesa”, de Emílio Santiago.

Encontro

Marcelo soltou, mais uma vez, o gogó em evento da escola de samba Novo Império, em Vitória. Encontrou até a vice-prefeita da Capital, Cris Samorini (Progressistas).

***

Fim de semana polenteiro I

Um par do Republicanos cobiçado por grupos rivais

Tradicional Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, começou e já houve participação política. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), bateu ponto no sábado (4), junto com Erick Musso (Republicanos) e o deputado federal Evair de Melo (Progressistas). No dia seguinte, já estava Pazolini na festa da banana, de Cariacica.

Fim de semana polenteiro II

Já nesse domingo (5), foi a vez do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), estar presente à festividade do município da região serrana.

***

Leis revogadas I

Prefeitura de Vitória revogou série de leis nessa sexta-feira (3). Uma delas era a que garantia aos vereadores o direito de “perpetuidade” de sepulturas nos cemitérios municipais.

Leis revogadas II

Outra norma que foi extinta tratava do tema de concessão de isenção de tributos, por 10 anos, a quem instalar restaurantes na região central da Capital.

***

Semiótica

Logomarca do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), possui as cores da bandeira do Espírito Santo. Para bom entendedor, meia palavra basta.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Tem gente apostando em reviravolta numa escolha majoritária.

Tá na rede

“É possível fazer política de um jeito diferente e me dá esperança de que podemos sonhar mais alto”

Karla Coser (PT), vereadora de Vitória

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas