A menos de um ano das eleições de 2026, o Republicanos no Espírito Santo — que aposta na pré-candidatura do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ao governo do Estado — tem em suas fileiras dois nomes cobiçados por grupos rivais na disputa pelo Palácio Anchieta.
Trata-se de dois aliados e amigos: o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, e o deputado federal Amaro Neto, ambos do Republicanos.
Vale recordar: em 2024, Amaro trabalhou intensamente pela eleição de Rodrigo Borges na Cidade Saúde. O principal adversário do republicano foi o deputado estadual Zé Preto (Progressistas), que contava com o apoio da base governista.
O que poderia ter se tornado um obstáculo na relação de Rodrigo Borges com o Palácio Anchieta, no entanto, não se confirmou. Pelo contrário: a cada dia o prefeito de Guarapari estreita laços com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). O entrosamento é tamanho que já se especula sobre a permanência de Rodrigo no Republicanos.
Amaro Neto segue em situação semelhante. E ainda pesa nessa equação a provável saída do deputado federal Messias Donato (Republicanos), que deve acompanhar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), para onde ele decidir se filiar.
Com isso, Amaro Neto, que em 2022 obteve 52.375 votos (depois de ter sido o mais votado em 2018, com 181.814 votos), precisa de garantias de que terá estrutura e base eleitoral suficientes para buscar um terceiro mandato na Câmara.
A política, como se sabe, é um jogo — e o humor do Palácio Anchieta pode influenciar os próximos movimentos. Caso o governo queira reforçar seu capital político para enfrentar Pazolini em 2026, não está descartada a tentativa de atrair esses dois republicanos de perfil mais moderado.
O fato é que há muitas costuras a serem feitas até o próximo pleito. E, enquanto isso, os grupos que se movimentam em torno da sucessão estadual enxergam nas pontas soltas do Republicanos uma oportunidade de fortalecer seu próprio lado — e enfraquecer o adversário.
***
Comemoração I
Casagrande, que esteve no fim de semana em Brasília, para agendas, celebrou a conversa do presidente Lula (PT) com o colega americano Donald Trump.
Comemoração II
“A notícia sobre a reunião entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos para tratar das tarifas impostas por Trump nos anima. As relações entre os países devem ser guiadas pelo diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”, disse Casagrande.
Comemoração III
O governo estadual criou grupos específicos para monitorar e auxiliar os setores mais prejudicados com o tarifaço.
***
Aquela música
Se tiver evento e se tiver palco armado, lá vai o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), cantar “Verdade Chinesa”, de Emílio Santiago.
Encontro
Marcelo soltou, mais uma vez, o gogó em evento da escola de samba Novo Império, em Vitória. Encontrou até a vice-prefeita da Capital, Cris Samorini (Progressistas).
***
Fim de semana polenteiro I
Tradicional Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, começou e já houve participação política. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), bateu ponto no sábado (4), junto com Erick Musso (Republicanos) e o deputado federal Evair de Melo (Progressistas). No dia seguinte, já estava Pazolini na festa da banana, de Cariacica.
Fim de semana polenteiro II
Já nesse domingo (5), foi a vez do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), estar presente à festividade do município da região serrana.
***
Leis revogadas I
Prefeitura de Vitória revogou série de leis nessa sexta-feira (3). Uma delas era a que garantia aos vereadores o direito de “perpetuidade” de sepulturas nos cemitérios municipais.
Leis revogadas II
Outra norma que foi extinta tratava do tema de concessão de isenção de tributos, por 10 anos, a quem instalar restaurantes na região central da Capital.
***
Semiótica
Logomarca do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), possui as cores da bandeira do Espírito Santo. Para bom entendedor, meia palavra basta.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Tem gente apostando em reviravolta numa escolha majoritária.
Tá na rede
“É possível fazer política de um jeito diferente e me dá esperança de que podemos sonhar mais alto”
Karla Coser (PT), vereadora de Vitória