O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o que já era amplamente esperado no meio político: será candidato à reeleição no próximo ano. A decisão do petista, além de movimentar o cenário nacional, acende o alerta nos diretórios estaduais, que terão pela frente um intenso trabalho de articulação.
No Espírito Santo, onde Lula foi derrotado por Jair Bolsonaro (PL) em 2022, o partido busca consolidar o terreno. Apesar do revés presidencial, o PT capixaba conquistou resultados expressivos: Helder Salomão foi o deputado federal mais votado do Estado, Jack Rocha também chegou à Câmara dos Deputados, e Iriny Lopes e João Coser garantiram vagas na Assembleia Legislativa.
Mesmo com desempenho modesto nas eleições municipais de 2024, a legenda mantém bases sólidas e vislumbra espaço para crescimento. Esse, porém, é um desafio que exigirá estratégia e unidade interna.
O primeiro grande teste será a disputa pela reeleição do senador Fabiano Contarato (PT), em um cenário que tende a se acirrar com a possível candidatura do governador Renato Casagrande (PSB). Além dele, outros nomes competitivos despontam no campo mais conservador, o que deve polarizar ainda mais a disputa.
Como esta coluna já destacou, desde a chegada de João Coser à presidência estadual do PT, a prioridade é garantir a reeleição de Lula. Mas a direção também mira o tabuleiro local, inclusive avaliando se uma candidatura ao Palácio Anchieta, com Helder Salomão como possível cabeça de chapa, pode contribuir para ampliar a votação do presidente no Estado.
A corrida pelo governo capixaba, no entanto, ainda é uma incógnita para os petistas. No grupo de Casagrande, há indicativos de candidatura própria, seja com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ou com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido). À direita, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), segue fortalecendo suas bases e se posiciona como um dos principais nomes na disputa.
Entre as tarefas do PT está a de reafirmar-se como referência do campo progressista e, ao mesmo tempo, conquistar o eleitorado de centro, ampliando seu alcance político no Estado.
Com a confirmação de Lula na corrida presidencial, cresce a pressão por definições dentro do partido em solo capixaba. Falta menos de um ano para o pleito, os adversários já percorrem o Estado, e ainda há o desafio de reduzir a resistência ao petismo em determinadas regiões.
***
Veto
Governo estadual encaminhou veto ao projeto de lei que criaria o Dia da Lei Magnitsky. Matéria foi de autoria do deputado estadual Capitão Assumção (PL).
Homenagem
A Assembleia Legislativa homenageou nessa quarta-feira (22) o capixaba e presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, que foi condecorado com a Ordem do Mérito Domingos Martins. A cerimônia foi na sala de reuniões da Presidência. Na ocasião também foi assinado o ato do Programa de Inteligência Artificial, o IA.LES.
***
Meneguelli com PH I
O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) avisou para todo mundo que vai para o PSD. Sua intenção é disputar vaga ao Senado. O anúncio foi feito ao lado do ex-governador do Estado Paulo Hartung (PSD).
Meneguelli com PH II
Há de ser verificar qual a estratégia do PSD, se, de fato, vai lançar Meneguelli como candidato, se vai colocar PH e Serginho para jogo ou até se não indicará ninguém.
Meneguelli com PH III
A princípio, ao que tudo indica, o PSD deve apoiar o movimento do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ao Palácio Anchieta.
***
Inquérito
Ministério Público Estadual (MPES) instaurou inquérito civil para “apurar possíveis irregularidades nas alterações viárias realizadas pelo município de Vitória no bairro Enseada do Suá”.
Próxima eleição
Após a definição no Tribunal de Contas do Estado, próximo órgão a definir sua chefia maior é o Ministério Público de Contas. Votação será em 19 de novembro. Na disputa estão o atual procurador-geral, Luciano Vieira, e o procurador Heron Carlos Gomes de Oliveira.
Leis de Vila Velha
Cidade canela-verde agora conta com a norma que cria a “Semana Municipal de Conscientização sobre Brain Rot e Saúde Mental Digital”. A ação deve ser realizada no fim de fevereiro.
***
Peregrinação

Gabinete do deputado federal Da Vitória (Progressistas) foi local de peregrinação. Nessa quarta (22), recebeu os deputados estaduais Denninho Silva (União Brasil) e Vandinho Leite (PSDB).
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um político tem dossiê pesadíssimo sobre colega, a ponto de mudar vontade alheia e ainda ganhar forte apoio para a eleição. Risos.
Tá na rede
“Conversei com André Fagundes, ex-prefeito de Nova Venécia e atual diretor-geral do Hospital Roberto Silvares, destacando o compromisso com o futuro do nosso Espírito Santo”
Euclério Sampaio (MDB), prefeito de Cariacica











