O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em entrevista para a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, destacou que os criminosos, lá no Rio de Janeiro, se sentem mais seguros em solo fluminense. “Quando vêm para cá, normalmente são presos rapidamente”, avaliou o socialista. A análise ocorre após a mais letal operação policial realizada no País.
Conforme publicou a Folha, Casagrande apontou que a realidade do estado vizinho motiva essa sensação de segurança aos traficantes. Ele cita como razões “os territórios dominados por facções, das áreas em que é muito complicado o poder público atuar”.
Segundo o periódico, o governador também defende a aprovação da PEC da Segurança, que está no Congresso, e do projeto de lei contra facções, que deve ser enviado em breve ao Legislativo pelo governo Lula.
Fechamento das divisas
Ao longo da semana, logo após a operação, diversos políticos capixabas se manifestaram. Um deles, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), foi enfático e defendeu o fechamento das divisas do Espírito Santo com o Rio de Janeiro.
Reunião
Casagrande e equipe acionaram plano de contingência elaborado, de forma preventiva, para monitorar as atividades de integrantes de facções criminosas após a Operação Contenção, realizada pelas forças policiais do Rio de Janeiro. O objetivo é criar um fluxo de informações de inteligência entre todas as agências federais e estaduais, com o intuito de identificar possíveis fugas para o Espírito Santo, tanto de criminosos que atuam no Rio de Janeiro quanto de indivíduos do Estado que estejam escondidos em território fluminense e tenham intenção de retornar.
***
Leis de Vila Velha
Vila Velha agora tem o Dia Municipal do Águia Dourada Futebol Clube, a ser celebrado a cada 18 de abril, data que remete à fundação da agremiação tradicional de futebol de várzea no Aribiri.
***
Comício?
Lançamento do livro do deputado federal Gilson Daniel (Podemos), no Palácio Anchieta, nessa quinta-feira (30), foi bastante badalado, com ares até de comício. O parlamentar reforçou endosso às candidaturas do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), e do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao governo e ao Senado, respectivamente. Casagrande também prestigiou o evento.

Encontro I
Antes da agenda com Gilson, Casagrande recebeu o coordenador da bancada federal capixaba e presidente da federação União Progressista, deputado federal Da Vitória (Progressistas). O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu (PDT), também acompanhou o encontro. Segundo Da Vitória, houve diálogo sobre “investimentos”.
Encontro II
Lembrando que há expectativa sobre qual lado a federação União Progressista escolherá com relação às candidaturas majoritárias do ano que vem…
***
Investigação
Inquérito civil instaurado no Ministério Público Estadual (MPES) apura “suposto aumento abusivo nos valores das passagens e atrasos constantes nas rotas”. A empresa investigada presta serviço de viação intermunicipal na Grande Vitória.
Dez anos
Na próxima semana, no dia 5 de novembro, uma quarta-feira, completam 10 anos do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, que trouxe sedimentos que poluíram o Rio Doce.
Agro é pop
Começa na terça-feira (4) a Feira da Agroindústria Capixaba, na área externa da Assembleia Legislativa. O setor agrícola vem sendo bastante valorizado por Marcelo Santos, que busca nichos para a disputa de vaga na Câmara dos Deputados.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Gestão está tendo trabalho com uma pessoa que não pode ser trocada. Impressão que dá é a de que ela joga contra o time.
Tá na rede
“Esporte é investimento no futuro”
Arnaldinho Borgo (sem partido), prefeito de Vila Velha











