Sob a presidência do deputado estadual Denninho Silva (União Brasil), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Uso e Manuseio de Explosivos e Combustíveis atravessa uma situação peculiar. O que deveria ser um colegiado de impacto acabou sofrendo sucessivos “desarmes” nos últimos dias.
Com funcionamento garantido por resolução até o fim da atual legislatura, em janeiro de 2027, a CPI perdeu figuras essenciais: os membros efetivos Pablo Muribeca (Republicanos) e João Coser (PT), este último também relator, além dos suplentes Raquel Lessa (Progressistas) e Delegado Danilo Bahiense (PL).
Em uma comissão de apenas três titulares, as baixas deixaram Denninho com pane seca. Na sessão dessa terça-feira (16), foram lidos os ofícios formalizando as saídas de Muribeca, Coser e Raquel, o que motivou questionamentos do presidente da CPI aos colegas.
Nos bastidores, entretanto, pesa um conjunto de fatores pessoais e políticos envolvendo o deputado do União Brasil. A leitura predominante é de que tais atritos desagradaram, em especial, ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil).
Embora a comissão tenha amparo legal para continuar existindo, o esvaziamento se tornou a forma mais clara de demonstrar o descontentamento generalizado com Denninho.
A Assembleia Legislativa, por regimento, permite que cinco CPIs estejam vigentes. De modo a não criar problemas ao governo, essas comissões normalmente são comandadas por aliados. Denninho, um deles, teve essa premissa, mas agora está nessa situação.
Assim, a CPI que prometia ser explosiva foi “desarmada” de maneira silenciosa. Ainda assim, não se descarta que haja combustível suficiente para reacender faíscas e gerar um incêndio político capaz de arranhar reputações.
Enquanto isso…
Denninho publicou, nesta quarta-feira (17), vídeo ao lado do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB). Ele agradeceu ao governo pela reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Renato Pacheco, em Jardim Camburi. “Obrigado, meu governador Renato Casagrande e vice-governador Ricardo Ferraço! A Comunidade de Jardim Camburi está em festa!”, disse Denninho.
***
Para lá e para cá I
Marcelo Santos segue com movimentações intensas por todo o Espírito Santo. Desta vez, participou, nessa terça-feira (16), de encontro, no bairro São Torquato, em Vila Velha, em audiência promovida pela vereadora Patrícia Crizanto (PSB). Marcelo tem aspirações, no mínimo, para disputar vaga na Câmara dos Deputados.
Para lá e para cá II
E nesta quarta-feira (17), por sua vez, estará em Itapemirim, no Sul do Estado, promovendo encontro para prestar contas do mandato dele e dialogar com lideranças da área.
***
Da Vitória recebe
Em Brasília, o coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), recebeu representantes dos municípios de Alto Rio Novo e Mantenópolis. São áreas do Noroeste na qual o parlamentar tem base eleitoral.
***
Corre, Arnaldinho! I
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), sancionou lei que cria a Corrida Rústica “Da Madalena à Penha”, a ser realizada anualmente no domingo que anteceder o dia 23 de maio, como parte das comemorações do aniversário da cidade canela-verde.
Corre, Arnaldinho! II
Praticante de corrida de rua, o prefeito também segue na maratona de se viabilizar como candidato ao governo do Estado e ter um partido forte para lhe dar bases. Ele segue dialogando a federação União Progressista para ter seu espaço.
***
Doutor Casagrande

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), recebeu, nessa terça-feira (16), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Vila Velha. Casagrande, vale lembrar, tem formação superior em engenharia ambiental. À mesma ocasião, Arnaldinho recebeu o título “Mérito Universitário”.
***
Pazolini em Nazareth
Gestão do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem alta expectativa com a inauguração da iluminação cênica das torres e lançamento do edital para implantação do Parque Jesus de Nazareth, no bairro que leva o mesmo nome. Evento acontece nesta quinta-feira (18), que terá ainda show com a Banda da Guarda, além de pipoca, algodão-doce e pula pula.
Sinais
O ex-governador Paulo Hartung (PSD) não esconde o incentivo ao prefeito Pazolini (Republicanos) em concorrer a governador em 2026. Pegou publicação de um mês atrás – a Paraná Pesquisas fez a última consulta popular no ES entre 16 e 19 de agosto, divulgado em 20 de agosto – para elogiar o chefe do Executivo de Vitória. Usou as redes sociais para chamar, indiretamente, Pazolini de seu sucessor em qualidade de administração.
Paulo Hartung disse que em sua gestão a capital capixaba se destacou entre as melhores do país. Ele foi prefeito entre 1993 e 1996, depois administraram a capital Luiz Paulo (1997 a 2004), João Coser (2005 a 2012), Luciano Rezende (2013 a 2020), e o primeiro mandato de Lorenzo Pazolini (2021 a 2024).
***
Investigação
Inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) tem como objetivo “apurar supostas irregularidades existentes na farmácia central do Hospital Vila Velha, em especial no que tange à ausência de climatização adequada e às condições higiênico-sanitárias do local”.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um político tem dossiê a respeito a de um colega para poder aquietar o facho alheio. Risos.
Tá na rede
“O povo brasileiro quer a votação da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos”
Helder Salomão (PT), deputado federal











